Navegar

20 de setembro de 2017, 17:04h

PROFMAT mantém nota máxima de avaliação da CAPES

 

O PROFMAT, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional coordenado pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), manteve a nota máxima (5) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para um programa de mestrado. Os resultados da avaliação acadêmica, realizada desde 1976 nos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país, foram divulgados nesta quarta-feira.

Outros cinco programas de mestrado profissional em matemática foram avaliados pela CAPES, entre eles, Métodos Matemáticos em Finanças, desenvolvido pelo IMPA em cooperação com a Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas. O curso, que recebeu nota 4, destina-se à formação de profissionais com apurado conhecimento na área de modelagem matemática e computacional e que buscam domínio em finanças quantitativas, análise de risco e instrumentos financeiros. 

Mais de 10 mil vagas ofertadas

Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o PROFMAT surgiu para suprir uma demanda de formação de professores de Matemática.  A SBM, com o apoio do IMPA, elaborou e encaminhou uma proposta de curso, que foi baseada na experiência do IMPA no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), ofertado em rede.

O PROFMAT foi, então, criado em 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e distribuiu, até o momento, 10.477 vagas.  O curso é semipresencial, com oferta nacional, e realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior – entre as quais se inclui o IMPA.  É gratuito e validado pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. Nesta edição de 2018, serão ofertadas 1.775 vagas distribuídas em 74 campi em todas as regiões do país.