Navegar

14 de setembro de 2017, 16:40h

Canadense desenha animais usando 13 círculos perfeitos

 

O pássaro mais famoso das redes sociais, acredite, é pura geometria.  A mais recente versão do logo do Twitter surgiu a partir de 13 círculos perfeitos. O desenho é baseado na proporção áurea, uma constante algébrica irracional obtida quando dividimos uma reta em dois segmentos de forma que o segmento mais longo da reta dividida pelo segmento menor é igual à reta completa dividida pelo segmento mais longo. Entendeu?

As formas geométricas que seguem essa proporção, também conhecida como divina, são visualmente muito agradáveis.  Por isso, há tempos imemoriais, ela tem sido usada nas artes e na arquitetura. Desde as Pirâmides de Gizé, no Egito Antigo, passando por quadros e esculturas da Renascença até os dias atuais, essa constante matemática auxilia o surgimento de obras mais harmoniosas.

Atenta ao mundo tecnológico, um dia a diretora de arte canadense Dorota Pankowska, 26 anos, olhou a logo do Twitter e decidiu tentar criar 13 outros animais usando, também, 13 círculos perfeitos. Ela tinha dúvida se conseguiria, mas deu certo. Confira o resultado na página onde ela reúne seus trabalhos, marcados pelo bom humor e a criatividade.