Navegar

24 de julho de 2017, 16:17h

Brasil participa de Olimpíada de Matemática em Portugal

 

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) mal chegou ao fim e já tem equipe brasileira disputando outra competição. Desta vez, o time verde-amarelo está na cidade do Porto, em Portugal, para participar da 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A competição, que começou na segunda-feira (24) e vai até 29 de julho, reúne os países lusófonos e tem como objetivo testar os conhecimentos matemáticos das equipes nacionais. Nesta edição, a competição é organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade do Porto e pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

A 7ª Olimpíada de Matemática da CPLP é disputada pelas equipes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Apenas Guiné-Bissau, dentre os países lusófonos, não enviou competidores.

O Brasil é representado pelos estudantes Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); André Hiroshi Koga, de Guarulhos (SP); e Eduardo Quirino de Oliveira, de Brasília (DF). O líder e vice-líder da equipe são, respectivamente, os matemáticos Davi Lopes e Jorge Craveiro.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de julho. O resultado sairá no dia 29, durante a cerimônia de encerramento.

 

Tradição

O Brasil participou de todas as edições da Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e sediou a competição em duas oportunidades: 2012 e 2016.

A tradição no torneio também pode ser medida pela grande quantidade de medalhas conquistadas pelo time brasileiro. Até o momento foram 9 ouros, 14 pratas e 1 bronze.