DESCRIÇÃO
A coleção Círculos de Matemática da OBMEP pretende preencher uma lacuna na edição de livros didáticos no Brasil. Ela publica textos de matemática, estruturados em coletâneas de problemas, destinados a alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Como nas provas da OBMEP, a resolução dos problemas exige mais criatividade e engenho, ideias e raciocínio do que conhecimento formal em matemática. Pretende-se, desse modo, realçar o aspecto lúdico da matemática e despertar a curiosidade e o interesse do leitor pela disciplina.
Os livros desta coleção fornecem o material necessário para animar encontros de clubes de matemática. De fato, a maioria das escolas públicas com melhor desempenho na OBMEP são justamente aquelas que criaram grupos de estudo de preparação às provas da olimpíada, usando o material elaborado pela OBMEP para tal fim.
Além dos clubes, esta coleção pode ser utilizada em sala de aula, como material complementar, em certames escolares, em programas de capacitação de professores do Ensino Básico, por mães, pais, avós empenhados em desenvolver a criatividade de seus filhos e netos, ou pelo simples prazer de um desafio intelectual.
CONTEÚDO
Prefácio
Problemas Introdutórios
Problemas Intermediários
Problemas de Aprofundamento
Enunciados e Soluções dos Problemas Introdutórios
Enunciados e Soluções dos Problemas Intermediários
Enunciados e Soluções dos Problemas de Aprofundamento
Índice Remissivo
SOBRE OS AUTORES
Cleber Assis
Treina alunos para olimpíadas de matemática desde 2004. Foi professor orientador do PIC – OBMEP (Projeto de Iniciação Científica da OBMEP), de 2006 a 2011. Foi também professor do POTI (Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo – Polo Salvador) de 2011 a 2016 e também do POTI virtual de 2018 a 2022. Participou da banca de correção da Olimpíada de Matemática dos Países de Língua Portuguesa (2012). É coautor dos Bancos de Questões da OBMEP 2015, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022.
Atualmente é professor de matemática do Colégio Militar de Salvador. Sua formação: Engenharia Civil (Unioeste – 2000), Matemática (Unioeste – 2000), Mestrado em Matemática (UFBA – 2014).
É engenheiro civil não praticante, mestre cervejeiro e torcedor do Santos Futebol Clube.
Bruno Holanda
Samuel Barbosa Feitosa
Iniciou sua participação em olimpíadas aos 15 anos e foi medalhista em diversas competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Cearense de Matemática. Em 2003, como membro da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática no Japão, obteve a medalha de bronze. Participou também como líder ou vice-líder da equipe brasileira em diversas competições internacionais após se tornar professor, dentre elas: Olimpíada de Matemática do Cone Sul, International Mathematics Competition (IMC), Romanian Master of Mathematics (RMM), Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM) e a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).
Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal na Bahia e participa da Comissão Nacional de Olimpíadas da SBM. É Bacharel e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará.