Primeiros passos em Combinatória, Aritmética e Álgebra
Primeiros passos em Combinatória, Aritmética e Álgebra
Autor(es) : Bruno Holanda e Emiliano A. Chagas
Páginas : 215
Publicação : IMPA, 2018
ISBN: 978-85-244-0443-6
1ª edição
DESCRIÇÃO
Os primeiros círculos de matemática foram criados há mais de um século na Bulgária e na Rússia com três propósitos; ensinar matemática através da resolução de problemas, aproximar pesquisadores experientes de jovens alunos, promover a emulação através de competições imbuídas do espírito olímpico. Existem atualmente círculos de matemática em diversos países, inclusive no Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005 e vem encontrando um sucesso crescente na identificação de jovens com talento para matemática, na formação de alunos e professores do Ensino Básico e na produção de material didático. todo ano participam da OBMEP mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
O leitor encontrará neste livro problemas extraídos, na grande maioria, de competições de matemática para alunos do Ensino Fundamental. Cada capítulo traz um conjunto de perguntas, apresentadas em ordem crescente de dificuldade, assim como as soluções. Estas últimas não requerem conhecimento profundo em matemática, apenas um pouco de lógica, a capacidade de organizar os pensamentos e, em alguns casos, uma ideia engenhosa. Os problemas cobrem duas áreas importantes da matemática, contagem e aritmética, e podem servir como uma forma divertida de aprender estes assuntos.
CONTEÚDO
Introdução
Prefácio
1 Combinatória
Capítulo 1. Lógica I
Capítulo 2. Lógica II
Capítulo 3. Paridade
Capítulo 4. Percebendo Padrões
Capítulo 5. Exemplos e Contraexemplos
Capítulo 6. Configurações Mágicas
Capítulo 7. Tabuleiros
Capítulo 8. Princípio Multiplicativo I
Capítulo 9. Princípio Multiplicativo II
2 Álgebra e Aritmética
Capítulo 10. Operações Aritméticas Elementares
Capítulo 11. Múltiplos, Divisores e Primos I
Capítulo 12. Problemas de Álgebra I
Capítulo 13. Dígitos e Sistema Decimal
Capítulo 14. Problemas de Álgebra II
Capítulo 15. Sequências
Capítulo 16. Múltiplos, Divisores e Primos II
Capítulo 17. Problemas Gerais I
Capítulo 18. Teoria dos Números e Contagem
Capítulo 19. Problemas Gerais II
Capítulo 20. Problemas Gerais III
Referências Bibliográficas
SOBRE OS AUTORES
Bruno Holanda
Iniciou sua participação em olimpíadas aos 14 anos e foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e Olimpíada Cearense de Matemática. Participou de diversas competições internacionais de Matemática como líder ou vice-líder da equipe brasileira, dentre elas: Olimpíada de Matemática do Cone Sul, edições de 2008 (Chile) e 2012 (Peru), International Mathematics Competition (IMC), edição de 2010 (Bulgária), Romanian Master of Mathematics (RMM), edição de 2015 (Romênia), Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), edição de 2017 (Brasil) e Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), edição de 2019 (México).
Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, na área de Métodos Quantitativos. É Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2009), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Doutor em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (2015).
Emiliano A. Chagas
No momento mais crucial de sua vida, tendo que decidir entre continuar carreira acadêmica ou começar uma carreira como professor do ensino básico, tomou a correta decisão de lecionar matemática para o ensino básico, que inclui a preparação de equipes nacionais e internacionais de alunos do ensino fundamental. Teve a honra de ajudar nos primeiros passos muitos medalhistas, de ouro, prata e bronze, da Olimpíada Internacional de Matemática. Já foi jurado por diversas vezes na Olimpíada Rioplatense de Matemática, vice-líder na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2015 (Cabo Verde), líder da equipe brasileira na Olimpíada de Matemática do Cone Sul em 2016 (Argentina) e coordenador de problema na Olimpíada Internacional de Matemática em 2017 (Brasil).
Atualmente é professor de matemática no Instituto Federal de São Paulo. Pela Unicamp obteve toda sua formação: licenciado em Física (2003) e Matemática (2005), mestre em Física (2007) e doutor em Ensino de Ciências e Matemática (2016). É maratonista e fez curso de DJ, o que lhe permite distinguir e apreciar todos os estilos de música eletrônica enquanto corre longas distâncias.