Unidades de Pesquisa assinam manifesto contra corte na CAPES
As Unidades de Pesquisa (UPs) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) manifestam sua surpresa e consternação com o anúncio da drástica redução do orçamento da CAPES para 2019, o que pode causar impactos imensuráveis ao sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).
A CAPES é uma das principais agências de fomento à pesquisa em C,T&I do país e tem importante contribuição para que esse sistema tenha ganhado, nas últimas décadas, reconhecimento internacional. Sem esses recursos, o desenvolvimento nessas áreas ‒ e, consequentemente, aquele relativo ao campo econômico e social do Brasil ‒ sofrerá um duro e irreversível comprometimento.
Entre os desdobramentos dessa redução orçamentária, estão: a suspensão das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado; a interrupção da formação dos profissionais da educação básica, com a suspensão dos programas de bolsas de iniciação à docência, à residência pedagógica e à formação de professores da educação naquele nível; a interrupção do funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como a do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB); a interrupção dos programas de fomento da CAPES com destino ao exterior, prejudicando a cooperação internacional.
Além do retrocesso para o sistema brasileiro de C,T&I, esses cortes atingem diretamente aproximadamente 500 mil pessoas.
Nós, diretores ‒ apoiados por servidores, funcionários, pós-doutorandos e pós-graduandos das Unidades de Pesquisa do MCTIC ‒, apelamos ao Ministro da Educação no sentido de que esse corte seja imediatamente revertido. E conclamamos a sociedade como um todo a se juntar a nós na defesa da ciência e do desenvolvimento tecnológico do país ‒ caminho fundamental para uma nação soberana e digna.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer ‒ CTI
Centro de Tecnologia Mineral – CETEM
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste ‒ CETENE
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais ‒ CEMADEM
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais ‒ CNPEM
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM
Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA
Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
Instituto Nacional de Tecnologia – INT
Instituto Nacional do Semiárido – INSA
Laboratório Nacional de Astrofísica ‒ LNA
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG
Observatório Nacional ‒ ON