Navegar

03/08/2018

Unidades de Pesquisa assinam manifesto contra corte na CAPES

 

As Unidades de Pesquisa (UPs) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) manifestam sua surpresa e consternação com o anúncio da drástica redução do orçamento da CAPES para 2019, o que pode causar impactos imensuráveis ao sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

A CAPES é uma das principais agências de fomento à pesquisa em C,T&I do país e tem importante contribuição para que esse sistema tenha ganhado, nas últimas décadas, reconhecimento internacional. Sem esses recursos, o desenvolvimento nessas áreas ‒ e, consequentemente, aquele relativo ao campo econômico e social do Brasil ‒ sofrerá um duro e irreversível comprometimento.

Entre os desdobramentos dessa redução orçamentária, estão: a suspensão das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado; a interrupção da formação dos profissionais da educação básica, com a suspensão dos programas de bolsas de iniciação à docência, à residência pedagógica e à formação de professores da educação naquele nível; a interrupção do funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como a do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB); a interrupção dos programas de fomento da CAPES com destino ao exterior, prejudicando a cooperação internacional.

Além do retrocesso para o sistema brasileiro de C,T&I, esses cortes atingem diretamente aproximadamente 500 mil pessoas.

Nós, diretores ‒ apoiados por servidores, funcionários, pós-doutorandos e pós-graduandos das Unidades de Pesquisa do MCTIC ‒, apelamos ao Ministro da Educação no sentido de que esse corte seja imediatamente revertido. E conclamamos a sociedade como um todo a se juntar a nós na defesa da ciência e do desenvolvimento tecnológico do país ‒ caminho fundamental para uma nação soberana e digna.

 

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer ‒ CTI

Centro de Tecnologia Mineral – CETEM

Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste ‒ CETENE

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais ‒ CEMADEM

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais ‒ CNPEM

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM

Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA

Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

Instituto Nacional de Tecnologia – INT

Instituto Nacional do Semiárido – INSA

Laboratório Nacional de Astrofísica ‒ LNA

Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST

Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG

Observatório Nacional ‒ ON