Navegar

07/08/2018

Transferência de calor é tema da palestra de Milton Jara

O matemático chileno Milton Jara apresentou nesta terça-feira (7), no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), suas descobertas sobre transferência de calor. Ele participou da conferência “Conducting anomalous heat in conservative one-dimensional systems”.

A transferência de calor é extremamente importante para o manuseio seguro dos componentes do sistema. Jara procura explorar como a dimensionalidade de um sistema pode afetar a condutividade da lei de Fourier, referência mais importante quando se discute a transferência de calor para estruturas 2D e 3D.

Leia também: Teoria de pesquisador premiado permite avanço na medicina
Landim explica fenômeno da metaestabilidade
Diversidade de origens é destaque no ICM 2018

Ao avaliar a transferência de calor em 1D, o pesquisador citou como exemplos os nanotubos de carbono, importantes para aplicações industriais e armazenamento de energia. Além disso, eles têm aplicações na área da saúde, pois são usados para medir os níveis de óxido nítrico e detectar células cancerígenas.

Milton Jara se formou em Matemática pela Universidade do Chile (1999). Ele tem mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde é pesquisador associado.