Navegar

30/12/2022

Retrospectiva 2022: IMPA retoma eventos presenciais

Conferência IMPA 70 anos


Após um período com atividades presenciais suspensas devido a pandemia de covid-19, o IMPA retomou neste ano congressos, conferências e demais eventos que reuniram quase mil pessoas em encontros da matemática. 

O fim do ano foi marcado por três grandes conferências: IMPA 70 anos; Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, que celebrou o aniversário de 60 anos do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o Congresso Dinâmica Complexa nos Trópicos. 

Leia mais: OBMEP: Orgulho em dose dupla na família Santos
Retrospectiva 2022: IMPA planta 5.529 mudas no novo campus
Imprensa destaca alunos premiados na 17ª OBMEP

Os três eventos foram responsáveis por reunir 411 pesquisadores, entre eles,  três vencedores da medalha  Fields: o francês Hugo Duminil-Copin (Universidade de Genebra), premiado em 2022, o russo Stanislav Smirnov (Universidade de Genebra), laureado em 2010, e o brasileiro Artur Avila (IMPA e Universidade de Zurique), o único latino-americano a receber a honraria, premiado em 2014.

O trio marcou presença na Conferência IMPA 70 anos que contou ainda com palestras de  Persi Diaconis, da Universidade de Stanford, além de nomes da casa como Alexei Mailybaev; Hubert Lacoin; Khadim War; Lucas Ambrozio; Luna Lomonaco;  Paulo Orenstein; Reimundo Heluani; Robert Morris e Vinicius Ramos. 

Na abertura do evento em outubro, Viana homenageou a história, os avanços conquistados e os grandes nomes de matemáticos que construíram o prestígio da instituição como centro de excelência em pesquisa e polo de disseminação de conhecimento. Ele enfatizou ainda que os olhos do instituto estão voltados para o futuro.

“O objetivo dessa festa é bem mais saudar os objetivos do futuro do que o passado. Trabalhar e estudar no IMPA nunca foi tão interessante e não tenho dúvida de que o melhor ainda está por vir.”

Já na Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, evento tradicional promovido pelo IMPA, o diretor-adjunto, Claudio Landim, falou sobre a importância do trabalho de Viana à frente da instituição. 

“Marcelo criou o Centro Pi, que está propondo que o IMPA invista em matemática aplicada e possa dar uma contribuição melhor à sociedade. Estou certo que o instituto terá uma grande contribuição para o Brasil nos próximos anos e isso é mérito do Marcelo.”

Ao longo de 2022, o IMPA promoveu oito eventos presenciais e dois online que contaram com a participação de quase 1 mil pessoas, das quais 405 eram estrangeiras. Para 2023, ao menos oito eventos já estão previstos. O ano começará com o tradicional Programa de Verão, em janeiro e fevereiro e em julho, o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), além de outras atividades.

Leia também: PAPMEM abre inscrições para professores do Ensino Médio
Na Folha de S. Paulo, Marcelo Viana desafia leitores