Navegar

01/03/2018

Projeto do IMPA propõe livro didático aberto e colaborativo

Um só livro didático de Matemática adotado em salas de aula com realidades diversas e utilizado por professores com vivências e habilidades igualmente heterogêneas. Qual o resultado? Ele pode se transformar em ferramenta de ensino-aprendizagem eficaz em uma determinada escola, mas frustrante em outra.

Leia também: Tese em Sistemas Dinâmicos analisa regiões de instabilidade
TV Escola destaca entrada do Brasil na elite da matemática
IMPA abre edital para parceria em treinamentos olímpicos

Na contramão de um livro único, acabado, fechado, o IMPA abraçou a ideia de uma obra aberta, criada a partir de contextos diversificados e de forma colaborativa, baseado em trabalhos de pesquisas das áreas de Ensino e Educação Matemática e na experiência dos professores que estão diariamente nas salas de aula da Educação Básica.

O projeto “Livro aberto de Matemática”  é um esforço de professores para produzir coleções de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica de forma colaborativa e com licença aberta (Creative Commons), explica o pesquisador do IMPA Augusto Teixeira, que coordena a iniciativa junto com o diretor da Escola de Matemática da Unirio, Fábio Simas, mestre e doutor pelo IMPA. 

“Não existe o melhor livro didático. Existe o melhor livro didático para aquele professor, ou aluno, num determinado contexto. Todo professor pode dar uma contribuição. A ideia é que o livro é o tronco da árvore. E as ramificações são as versões incorporadas ou modificadas”, compara Simas, explicando o símbolo do projeto, uma árvore que surge das páginas de um livro aberto (confira o vídeo abaixo).

A ideia surgiu no fim de 2015. O IMPA, que já participa da Educação Básica por meio da OBMEP e tem experiência na parte editorial, queria dar um passo adiante. O assunto logo despertou o interesse de Teixeira e de Simas, entusiastas da ideia de recursos educacionais abertos.

Eles escreveram um projeto, apresentado em fevereiro de 2016 ao diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e ao diretor-adjunto, Claudio Landim.  OK dado, Teixeira iniciou a elaboração do aplicativo book cloud, no qual o usuário pode visualizar e baixar o conteúdo, em suas versões mais recentes, em formato HTML e PDF. Após cadastro, é possível participar de um fórum de discussões e editar o texto diretamente na própria plataforma, como uma espécie de wikipedia. A diferença, aqui, é que todas as edições são avaliadas pela equipe de revisão.

O conteúdo de cada livro é determinado pela Base Nacional Comum Curricular e complementado com tópicos extras, selecionados pela equipe organizadora do projeto. No caso da Matemática, são cinco eixos: geometria; medida e forma; probabilidade e estatística; números e operações; álgebra e funções.

Teixeira destaca que o projeto visa estimular o protagonismo do professor e possibilitar livros construídos sem as amarras do processo tradicional de produção, valorizando a inovação. Segundo ele, como fazer um livro didático exige grande esforço, e as licitações reúnem diferentes serviços, como redação, ilustração e distribuição, isso acaba, de certa forma, desencorajando as mudanças no material. 

Além disso, observa o pesquisador do IMPA, como no Brasil as aulas costumam ser muito focadas no livro, é ainda mais fundamental que o material o mais adequado possível. “Preparar aula exige um tempo. Na Educação Básica, como muitos professores trabalham em mais de uma escola e têm uma rotina corrida, muitas vezes chegam em sala sem ter preparado a aula e vão direto para o livro. São vários problemas que precisam ser atacados. Estamos tentando agir em um deles, que é melhor o livro didático”, pontua Teixeira.

“A filosofia é dar protagonismo ao professor. Hoje em dia pesquisas em educação matemática mostram que boa parte dos professores segue o livro didático quase que cegamente. Não queremos um livro fechado. Todo professor pode dar uma contribuição. A gente quer que o professor que está usando o livro, se não gostar de uma determinada atividade, achar que ela não se insere em seu contexto, vá ao site do projeto, modifique o livro, reimprima e entregue ao aluno”, exemplifica Simas.

Oficinas em março

O projeto iniciou com o volume 1 do livro de Frações do Ensino Fundamental, para estudantes e professores do 4º ao 7º ano. Ele foi elaborado com base em pesquisas científicas e na experiência dos autores em sala de aula e em formação de professores de Matemática. Em sua segunda versão, o material está disponível no site. É possível acessar o PDF do livro do professor para visualizar em telas, para impressão em folhas A4 e o PDF do livro do estudante.

Além do livro de Frações, a equipe do projeto iniciou a elaboração da coleção de livros didáticos para o Ensino Médio, nos moldes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Os capítulos, no momento, estão em fase de revisão externa. É possível acessar o ambiente de elaboração da coleção, com financiamento da Fundação Itaú Social.

Teixeira e Simas esperam que, cada vez mais, a comunidade interaja, por meio de sugestões e comentários, e se torne colaboradora. Além da participação espontânea, a contribuição ao “Livro aberto de Matemática” se dá por meio de solicitações da equipe organizadora aos professores, para que usem trechos do livro em sala de aula e deem retorno sobre a experiência.

Outra forma de interação são as oficinas em que equipe organizadora e professores compartilham conhecimentos. As próximas serão em 2, 3 e 9 de março, para professores do Ensino Médio ou do segundo segmento do Fundamental. As oficinas acontecerão no Teatro Professor Libânio Guedes, no Colégio Pedro II, Campus da Tijuca II, e abordarão quatro temas: “Teorema de Tales”, “Medidas de posição e dispersão”, “Vistas ortogonais e representações em perspectiva” e “Função afim”.

As inscrições poderão ser feitas neste link. Participantes receberão material didático impresso e certificado. Para mais informações, acesse o site do projeto.

Leia também: Nota oficial do Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Inscrições para a OBMEP 2018 já estão abertas