Navegar

13/12/2021

Programa de Verão do IMPA abre inscrições em 19 de dezembro

A estação mais quente do ano se aproxima, e, com ela, a oportunidade de dar um revigorante mergulho no universo dos números. Quem é fã da matemática já sabe do que estamos falando. A próxima edição do tradicional Programa de Verão do IMPA está com data marcada e recebe inscrições a partir de 19 de dezembro. As candidaturas devem ser feitas através do sistema institucional do IMPA.

Em 2022, o curso acontece em formato híbrido: alunos do IMPA participarão de forma presencial, e alunos de outras instituições assistirão às aulas por videoconferência, através do Google Meet. A maioria dos cursos será transmitida pelo YouTube do IMPA, e permanecerá disponível após o fim do evento.

Dividido em disciplinas de iniciação científica, mestrado, doutorado e seminários, o Programa de Verão vai de 3 de janeiro a 25 de fevereiro. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ministra o seminário “Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica”. Claudio Landim, diretor-adjunto do instituto, está à frente da aula “Introdução à Mecânica Estatística”, voltada para alunos de mestrado. 

Outra novidade é o novo formato da disciplina de “Análise na Reta”, um clássico do Programa. O pesquisador Carlos Gustavo Moreira, conhecido como “Gugu”, vai disponibilizar aulas já gravadas à turma, e usará o tempo do curso para discutir os conteúdos com os inscritos.

Ao todo, serão oferecidas três matérias para iniciação científica, nove para mestrado,  sete para doutorado e dez seminários. A programação do Curso de Verão já  está disponível, bem como os horários das atividades. Sem a necessidade de deslocamento de participantes de outros estados, não haverá auxílio de custo. 

Assim como nos outros anos, esta edição do verão do IMPA se estende a alunos e pesquisadores de outras instituições.