Navegar

07/01/2022

Jorge Sotomayor, professor da USP, morreu nesta sexta (07)

Morreu nesta sexta-feira (7), aos 79 anos, o matemático Jorge Sotomayor Tello, professor da Universidade de São Paulo (USP) que também foi pesquisador do IMPA e um de seus primeiros doutores. O velório será no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro,  de 12h30  às 15h. Em seguida, será o sepultamento. Sua especialidade eram as equações diferenciais ordinárias, atuando principalmente em linhas de curvatura e pontos umbílicos, bifurcações e teoria qualitativa das equações diferenciais. 

“Soto, como era conhecido por todos, foi um dos primeiros doutores formados pelo IMPA e pesquisador da casa durante muitos anos. Seu trabalho pioneiro em teoria das bifurcações lhe assegurou lugar de destaque na história do desenvolvimento dos sistemas dinâmicos”, comentou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Filho do contabilista Alfonso Sotomayor Ibarra e de Clara Rosa Tello de Sotomayor, Jorge nasceu no Peru e naturalizou-se brasileiro. Seu interesse pela matemática despertou quando era estudante do professor Cyro Herrera, no Colégio Nacional 2 de Mayo, em Callao, no Peru. Concluiu o bacharelado na área em 1962, na Universidade de San Marcos, em Lima.

Com apoio do pesquisador do IMPA Maurício Peixoto (1921-2019), foi admitido para um estágio no instituto carioca, onde concluiu o doutorado em 1964. Alguns anos depois, tornou-se pesquisador do IMPA, cargo que ocupou até a década de 90. Em 1993, tornou-se professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde permaneceu até sua morte.