Pós-doutorando do IMPA participa de evento na França
O pós-doutorando do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) Tiago Novello embarcou para Paris, na França, para participar da Conferência Internacional de Computação Visual (ICCV, na sigla em inglês), um dos principais eventos internacionais na área. A edição deste ano começou na segunda-feira (2) e vai até sexta-feira (6). Novello faz a sua apresentação nesta quinta-feira (5).
Com o título “Neural Implicit Surface Evolution”, o projeto foi realizado em parceria com Vinicius da Silva (PUC-Rio), Guilherme Schardong (U Coimbra), Luiz Schirmer (Unisinos), sob orientação do pesquisador do IMPA Luiz Velho e o professor do departamento de Informática da PUC-Rio Hélio Lopes.
O trabalho investiga o uso de redes neurais para “animar” superfícies implícitas usando equações diferenciais. Para isso, estende a representação de superfícies neurais implícitas para o espaço-tempo, o que abre mecanismos para transformações geométricas contínuas.
“Em 2021, começamos a analisar trabalhos que usavam redes neurais para representar superfícies de uma maneira contínua. Este trabalho que vou apresentar propõe uma generalização dessa representação para animar tais superfícies neurais.”
Tiago revelou que está animado para participar da conferência e será a primeira vez que apresentará um trabalho internacionalmente de forma presencial. “É a primeira vez que vou apresentar um trabalho em uma conferência desse porte, com tantas pessoas e de forma presencial. Já apresentei em outras conferência internacionais menores. Tem trabalhos de diversas partes do mundo que acompanho e estarão lá, então estou animado e muito curioso para o evento.” Ele também afirma que participar de eventos como esse geram visibilidade às pesquisas e trabalhos produzidos.
Além da apresentação de trabalhos, a conferência também conta com uma programação com workshops, palestras e minicursos. Dora Sadigh, professora assistente de Ciência da Computação em Stanford (Califórnia, EUA) e Pushmeet Kohli, VP of research no Google DeepMind são os keynotes do ICCV deste ano.
Nascido na cidade de Tuneiras do Oeste (PR), no noroeste paranaense, Novello concluiu o curso de graduação em Matemática na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), a 60 km de casa. Depois, o matemático se mudou para Maceió para iniciar o mestrado, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Após o período no Nordeste, o estudante veio para o Rio de Janeiro, onde começou seu doutorado na PUC-Rio. A convite do pesquisador do IMPA Luiz Velho, Novello integra a equipe do Visgraf desde fevereiro de 2019, quando iniciou o pós-doutorado no instituto.
“Sou do interior do Paraná, então quando cheguei no Rio de Janeiro, já achei tudo inacreditável. Agora vou apresentar meu trabalho em Paris, nunca imaginei isso”, contou ele.
O pós-doutorando ainda destacou que está esperançoso com a repercussão que o trabalho pode ter no evento. “A escala desse evento é muito grande, foram mais de nove mil trabalhos submetidos. Acredito que após apresentar o trabalho, as pessoas também vão passar a acompanhar a temática principalmente porque estar no ICCV gera muita visibilidade.”