Navegar

10/05/2024

Valduriez mostra impacto da ciência de dados na inovação

 

O IMPA recebeu nesta quinta-feira (9) o diretor de pesquisa emérito do Inria (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) e diretor científico do LeanXcale, Patrick Valduriez. Para alunos e pesquisadores, ele apresentou a palestra “Data Science and Innovation”. “Vou apresentar minha visão sobre a Ciência de Dados, dividir histórias e falar sobre o armazenamento de qualquer tipo de dados para produzir informações”, disse.

Leia mais: Inscrições prorrogadas para o prêmio ‘Mulheres na Ciência’
Na Folha, Viana explica a probabilidade de um evento
IMPA e Planetário do Rio farão intercâmbio de experiências

Durante mais de uma hora, o pesquisador explicou como é feito o armazenamento de dados, a relação de empresas com a ciência e também como o IMPA pode atuar no cenário. Para Leonardo Voltarelli, estudante de doutorado do IMPA, que colabora com o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação – IMPA), “a palestra foi bem interessante, inclusive, para mostrar para os alunos de matemática aplicada as oportunidades que existem fora do Brasil.”

Já Moara Nascimento, que integra a equipe de pesquisa do programa de capacitação institucional do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica – IMPA), destacou como a palestra abordou tópicos importantes trabalhados no instituto. “O Visgraf tem muitos trabalhos com machine learning e foi interessante ver certas aplicações como na área de botânica. Ele mostrou um aplicativo de machine learning que identifica plantas através de figuras – um tema que também é ligado ao Visgraf, pois o laboratório tem muitos trabalhos de processamento de imagens usando machine learning. Então acho que  é bem correlato”, concluiu Moara. 

Valduriez também destacou projetos desenvolvidos com empresas como a Petrobras. Um deles tinha como objetivo melhorar a eficiência de códigos de exploração geofísica. 

Patrick Valduriez  é um dos nomes de destaque da Ciência de Dados no mundo. Ao longo de sua carreira, o pesquisador teve diversos trabalhos premiados. Entre as distinções destaca-se o título de ACM Fellow, categoria de maior prestígio da ACM  (Association for Computing Machinery) oferecida devido às suas contribuições ao gerenciamento de dados paralelos e distribuídos em redes de computadores. A biografia do pesquisador pode ser consultada neste link.

Leia também: Artigo científico de Bank e Mailybaev chega ao YouTube
Fundação Behring concede bolsa de R$ 900 para medalhistas