Navegar

10/01/2022

PAPMEM tem inscrições abertas até 20 de janeiro

Foto de Arquivo PAPMEM

Foto de arquivo PAPMEM

Com o objetivo de oferecer uma formação qualificada para professores de matemática, o  Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) terá uma nova edição, em formato virtual, de 24 a 28 de janeiro. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site institucional do IMPA até 20 de janeiro. 

Entre 24 e 28 de janeiro, o Canal do YouTube do IMPA transmitirá duas aulas por dia aos participantes, sempre com início às 9h. Todas as aulas ficarão disponíveis no YouTube. Ao fim de cada aula, a organização vai enviar exercícios em formato de formulário online que devem ser respondidos até às 22h do mesmo dia pelos alunos. Os participantes que completarem todos os exercícios receberão um certificado em formato digital. 

Dúvidas sobre o conteúdo das aulas podem ser enviadas para a organização e, na sexta-feira (28) serão resolvidas, ao vivo, as perguntas recebidas ao longo da semana.

Gratuito, o PAPMEM foi criado em 1990 e aborda tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio. São conteúdos como geometria espacial, isometrias no plano, funções e modelagem, problemas de otimização sem cálculo, trabalhando com áreas e probabilidades: simulação de experimentos. Outros temas a serem apresentados são a matemática e a comunicação com extraterrestres e ferramentas digitais: uma mudança de paradigma no ensino/aprendizagem.

O programa deu origem a uma série de livros voltados para professores de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com apoio do programa CAPES-FAPERJ, o PAPMEM também inspirou a publicação dos três volumes do livro “A Matemática do Ensino Médio”. Os vídeos dos módulos anteriores do programa estão disponíveis no site.