Navegar

24/07/2017

PAPMEM homenageia o alagoano Elon Lages Lima

[two_thirds]

 

O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) homenageia o matemático alagoano Elon Lages Lima, que morreu em maio deste ano, durante a realização do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), criado por ele em 1990. O encontro acontece nesta semana (24 a 28 de julho).

Desde a década de 1990, o PAPMEM já beneficiou mais de 20 mil professores no Brasil. O evento acontece duas vezes ao ano, sempre durante o recesso escolar — janeiro e julho —, e tem como objetivo abordar assuntos relativos ao Ensino Médio. As discussões do programa resultaram na série de livros “Coleção do Professor de Matemática”, publicada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

Criador do PAPMEM

Elon Lages Lima foi diretor do IMPA em três períodos (1969-71, 79-80 e 1989-93), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj.

Matemático de ponta, o alagoano deu contribuição fundamental à literatura matemática brasileira, com mais de 40 livros, e recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963,recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.

Além disso, desempenhou o papel de mentor e inspirador de jovens matemáticos de grande destaque no país, como o ganhador da Medalha Fields Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, o Gugu (ambos do IMPA), Ralph Teixeira (UFF) e Nicolau Saldanha (PUC-Rio), entre outros.

 

31º Colóquio Brasileiro de Matemática

A importância de Lages para a Matemática também será tema do 31º Colóquio Brasileiro de Matemática. O evento que reunirá mais de mil matemáticos do Brasil na sede do IMPA, terá no dia 3 de agosto, às 16h, uma palestra especial sobre a trajetória do matemático alagoano, ministrada pelo pesquisador Carlos Gustavo Tamm Moreira, o Gugu.

 

[/two_thirds]
[clear]