Navegar

30/05/2017

Os milagres de todo dia

[two_thirds]

Em 1975, um acidente chamou a atenção da mídia de Bermudas, no Caribe. Um jovem de 17 anos, chamado Erskine Lawrence, foi atropelado em sua lambreta por um táxi na cidade de Hamilton. O bizarro é que aproximadamente um ano antes, naquele mesma rua, o irmão dele, à época também com 17 anos, foi atropelado usando a mesma lambreta pelo mesmo taxista, que, por sua vez, levava o mesmo passageiro.

Parece até enredo do filme “Premonição”, mas o fato é real, e para compreendê-lo nada melhor do que recorrer à Matemática. Na verdade, é impossível calcular a probabilidade de um evento como o de Bermudas ocorrer por causa da quantidade de variáveis em jogo.

Professor de Estatística da Universidade de Stanford, Persi Diaconis, criou o “paradoxo da floresta” (tradução livre) para tentar explicar eventos tão improváveis como esse. Imagine que você está na Floresta Amazônica e resolve abraçar uma árvore. A chance de você escolher uma árvore em particular é, aproximadamente, uma em um milhão, mas é 100% certo que você ira abraçar alguma árvore da floresta.

A lógica matemática por trás desse evento é a “Lei dos Grandes Números”, que, de forma resumida, diz: “Com uma amostra suficientemente grande, qualquer coisa esdrúxula provavelmente vai acontecer.” Publicada em um artigo de 1989, essa lei mostra que aquilo que pensamos ser uma enorme coincidência, na verdade, é um fato rotineiro.

Para saber mais

Notícia de jornal de Bermuda sobre o caso dos irmãos

Methods for studying coincidences – Estudo original de 1989

[/two_thirds]
[clear]