Navegar

30/09/2020

Na Folha, as conquistas recentes das matemáticas do IMPA

Foto: Flickr

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Neste mês de setembro, duas importantes premiações internacionais atribuídas às pesquisadoras do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) Luna Lomonaco e Carolina Araújo vieram realçar a importância de promover e incentivar a presença das mulheres na ciência e, particularmente, na matemática.

No dia 21, Araújo foi anunciada a vencedora da edição 2020 do Prêmio Ramanujan, concedido anualmente desde 2005, pelo Centro Internacional de Física Teórica, da Unesco, em reconhecimento da pesquisa de alto nível de jovens matemáticos no mundo em desenvolvimento.

Leia mais: Prêmio reconhece projetos inovadores de professores
Inteligência artificial pode salvar vidas na área da saúde
Brasil tem melhor resultado da história na IMO

Araújo é carioca, fez graduação na PUC-Rio e doutorado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Em 2006, ingressou no Impa, onde agora é pesquisadora titular.

Em sua carreira, acumula importantes distinções, como o Prêmio L’Oréal para Mulheres na Ciência e a eleição como membro-afiliado da Academia Brasileira de Ciências. O Ramanujan reconhece “o seu extraordinário trabalho em geometria algébrica”.

Uma semana antes, o Prêmio Reconhecimento da União Matemática da América Latina fora concedido a Lomonaco por sua pesquisa fora de série em sistemas dinâmicos. É a primeira vez que o prêmio, criado em 2000, é concedido a uma mulher.

Italiana, Lomonaco tem uma trajetória notavelmente internacional: graduação na Itália, mestrado na Espanha, doutorado na Dinamarca e na França, pós-doutorado na Inglaterra e na USP. É pesquisadora-adjunta do Impa desde o início do ano. Já ganhou premiações importantes, como o Prêmio L’Oréal para Mulheres na Ciência e o Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática, em 2019 —também a primeira mulher a recebê-lo.

A citação do Prêmio Ramanujan assinala igualmente o papel chave de Araújo na promoção da presença feminina na matemática. Ela é vice-presidente do Comitê para Mulheres em Matemática da União Internacional de Matemática e organizou o 1º Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, no Impa, em 2019.

A par do sucesso, as trajetórias das duas ilustram os desafios enfrentados pelas mulheres que se dedicam à carreira científica. A esse respeito, vale atentar às palavras de Lomonaco, ao aceitar o prêmio neste mês.

“Por muitas vezes, não me sentia suficientemente boa como matemática e ouvi muitas histórias parecidas com a minha, principalmente contadas por colegas mulheres. Somos frequentemente diminuídas quando não sabemos algo.”

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Não há caminho linear na pesquisa, diz Karen Uhlenbeck
Revista Você S/A destaca trajetória de Artur Avila