Navegar

30/12/2021

Na Folha: desafios matemáticos para a família no réveillon

Coluna de Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, na Folha de S.Paulo:

No dia 2 de janeiro de 2021, o sr.Amilton me escreveu: “Li a coluna ‘desafios matemáticos’ e mandei para meus filhos. Minha filha ligou da Bélgica para discutir os resultados, muito animada. Dia 1º, almocei com os sogros do meu filho. Foi muito bom e o assunto mais gostoso foi a resolução dos desafios”. A filha, Paula, corroborou.

Imaginar a família reunida para se divertir com a matemática é muito gratificante. Tomara que os desafios deste ano repitam um pouco dessa magia. Respostas são bem-vindas pelo e-mail: viana.folhasp@gmail.com.

  • João pega suas meias no escuro, para não acordar a esposa, mas a gaveta está uma bagunça, com as meias todas separadas e misturadas. Ele lembra que tem 53 meias: 21 azuis, 15 pretas e 17 vermelhas. Quantas ele precisa pegar para ter certeza de que selecionou algum par de meias pretas?
  • Os aniversários de Abel, Bela, Ceci, Davi e Elza caem em dias consecutivos, de segunda a sexta-feira. Ceci é dois dias mais velha do que Davi. O aniversário de Abel é tantos dias antes do de Elza quantos o aniversário de Bela é depois do de Davi. O aniversário de Elza é na quinta-feira. Quando é o aniversário de cada criança?
  • Maria tem três caixas idênticas: uma contém duas bolas brancas, outra duas bolas pretas e a outra uma bola branca e outra preta. Ela escolhe uma caixa ao acaso e, sem olhar, retira uma das bolas. Sabendo que essa bola é branca, qual é a probabilidade de que a outra bola nessa caixa também seja branca?

Leia a coluna na íntegra no site do jornal