Navegar

07/08/2018

Matemática e Ciência da Computação interligadas

A interação entre Matemática e Ciência da Computação foi o tema escolhido pelo israelense Alexander Lubotzky, que abriu a série de palestras desta terça-feira (7) no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). O professor da Universidade Hebraica de Jerusalém apresentou à plateia a teoria de “expansores de alta dimensão”, que começa a ser desenvolvida. Lubotzky reconheceu a dificuldade de apresentar uma definição precisa do novo conceito.  

“Gráficos de expansão têm sido, durante as últimas cinco décadas, objeto de uma interação proveitosa entre Matemática Pura e Ciência da Computação, com influência e aplicações nos dois lados. Na última década, a teoria de ‘expansores de alta dimensão’ começou a emergir e há alguns caminhos nesta nova área de estudo”, descreveu Lubotzky na introdução da palestra. “A maioria dos trabalhos está na infância. O futuro trará muito mais”, afirmou o professor.

Leia também: Noite de música e dança no jantar social do ICM 2018
‘Em questões além da intuição, deixe a Matemática falar’
Decano do ICM passeia pela história da Física Matemática

Na década de 1990, Lubotzky conciliou a carreira de matemático com a de parlamentar, ao ser eleito deputado em Israel pelo partido Third Way. Este ano, o professor ganhou o Prêmio Israel por suas realizações em Matemática e Ciência da Computação.