Navegar

16/12/2021

Jornalismo científico é debatido em webinário

Os desafios e os bastidores das reportagens ganhadoras da 4ª edição do Prêmio IMPA de Jornalismo foram compartilhadas pelos jornalistas com o público no webinário da categoria “Divulgação Científica”, nesta quinta-feira (16), no YouTube do IMPA. Os vencedores Marília Marasciulo, da Revista Galileu, Bernardo Esteves, da Revista Piauí, e Michelle Trombelli, da CNN Brasil, conversaram com os jurados do prêmio Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, e os jornalistas Sabine Righetti e Raphael Gomide. 

Os premiados destacaram que, em um ano desafiador para a ciência, iniciativas como o Prêmio IMPA de Jornalismo estimulam a multiplicação de conhecimento sobre o tema e ajudam a trazer a sociedade para perto deste assunto. O diretor-geral do IMPA afirmou que o jornalismo é fundamental para comunicar a ciência. “O objetivo desse prêmio é aproximar a comunidade científica da comunicação, de forma a viabilizar que a sociedade receba mais informação de uma forma acessível. Baseado na minha experiência, vejo que há muita disponibilidade dos jornalistas para escutar a comunidade científica e transmitir nossa mensagem”.

Primeira colocada na categoria “Divulgação Científica”, a reportagem da Revista Galileu “Espaço: Terra de ninguém”, de Marília Marasciulo, trata da nova era da corrida espacial e explica por que a sustentabilidade no espaço é um debate necessário. “O espaço é um terreno valiosíssimo para a humanidade, mas que está sendo destruído por algumas empresas. A previsão dos especialistas que entrevistei é que, até 2040, a quantidade de lixo espacial vai tornar a viagem ao espaço perigosa. Fiquei muito feliz de ter abordado esse assunto e de ter o reconhecimento do prêmio. Estamos o ano todo cobrindo vários temas e parece que a gente não saiu do lugar. Mas o jornalismo de ciência está fazendo a diferença”, comemorou. 

Marília já é veterana no prêmio, e, pela terceira vez, está entre os ganhadores. Nos dois últimos anos, a jornalista havia conquistado a terceira colocação e, nesta edição, ficou com o primeiro lugar. 

Um dos vencedores na primeira edição do Prêmio IMPA de Jornalismo, em 2018, o jornalista Bernardo Esteves foi o segundo colocado este ano. No seminário, ele falou sobre os desafios para escrever “O fabulador oculto”, um perfil de Evaristo Miranda, pesquisador da Embrapa e ideólogo da política ambiental de Jair Bolsonaro, publicado pela Revista Piauí. “Fico muito satisfeito de estar nesse time de ganhadores. É um reconhecimento para uma das matérias mais difíceis que eu fiz na minha carreira. Evaristo é um personagem que, com um selo de uma instituição de respeito, cria as chamadas estatísticas criativas, uma usina de produção de números falsamente positivos que vão parar na boca de membros do governo. O maior desafio foi convencer as fontes a falar e também contestar os dados”, explicou Esteves, que ficou quase quatro meses apurando os fatos para escrever a reportagem.

A jornalista Michelle Trombelli comemorou a vitória da equipe do programa CNN Sinais Vitais, que levou o terceiro lugar com o episódio “Código R”, sobre o atendimento estruturado a paradas cardiorrespiratórias no metrô de São Paulo. “Como repórter de rádio e TV, estou acostumada a cobrir vários assuntos e é um privilégio enorme fazer parte de um programa que se aprofunda nos assuntos, em especial nesse episódio, que foi o meu primeiro no CNN Sinais Vitais. Foi desafiador entender como chamar a atenção das pessoas para um assunto tão importante, a ciência da ressuscitação, que precisa conciliar o tempo e o atendimento correto. Quem está fazendo a massagem cardíaca passa a ser o coração do paciente, é o limite da vida e da morte”, detalhou a repórter, que exibiu um trecho do programa durante o webinário. 

Michelle também faz parte da equipe da CNN Brasil que recebeu menção honrosa na categoria “Matemática” com o episódio do Sinais Vitais Medicina 4.0. Clique aqui para acessar a lista dos vencedores da 4ª edição do Prêmio IMPA de Jornalismo.

Na sexta-feira (17), às 13h, o canal do IMPA no Youtube transmitirá ao vivo o segundo webinário do Prêmio IMPA, com os vencedores da categoria “Matemática”. Participam os jornalistas Camille Lichotti, da Revista Piauí, primeira colocada com “Feira livre de Covid/O paciente zero”; Bruno Vaiano, da Superinteressante, segundo colocado com a reportagem “As várias faces do infinito”; e Gabriel Alves, que ficou em terceiro lugar com a matéria “Matemática permite saber alguma coisa ainda que tudo seja incerto”, publicada no jornal Folha de S.Paulo.