Navegar

11/07/2017

Jacob Palis é condecorado pela Legião de Honra francesa

[two_thirds]

 

O Pesquisador Emérito do IMPA Jacob Palis foi novamente reconhecido por sua contribuição acadêmica. O matemático foi condecorado como Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra pelo presidente da França Emmanuel Macron.

A honraria secular, instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, recompensa com medalhas os méritos de militares ou civis à nação francesa. A Ordem Nacional da Legião de Honra possui cinco graus — Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande Oficial e Grã-cruz.

Há 12 anos, Palis fora condecorado Cavaleiro da mesma ordem. Entre os brasileiros que já receberam a comenda estão Dom Pedro II e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, homenageados como Grão-mestres, e os ex-combatentes da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial, o Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima e o Major-Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, ambos receberam o grau de Cavaleiro.

“Estou muito honrado em receber esta comenda. Tenho fortes ligações com França principalmente com os matemáticos franceses há muito tempo”, diz Palis.

O pesquisador acredita que a primeira honraria tem relação com seus laços com o falecido matemático e Medalha Fields Jean-Christophe Yoccoz, a quem homenageou em uma recente conferência em Paris. “É muito difícil conseguir esta comenda. Tenho muito orgulho da ótima cooperação que tenho com os pesquisadores franceses”.

[/two_thirds]

[clear]