Navegar

17/08/2017

Serrapilheira abre inscrições para financiamento de projetos

O Instituto Serrapilheira abriu inscrições para sua primeira Chamada Pública para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. A submissão de propostas pode ser feita no site do instituto até 15 de setembro, às 15 horas (horário de Brasília).

Podem participar do processo seletivo pesquisadores de instituições públicas e privadas, desde que cumpram os outros requisitos (veja o regulamento). Cada candidato poderá enviar apenas uma proposta. Os projetos — curto e longo — deverão ser escritos em inglês.

Nesta primeira chamada pública serão selecionados 70 projetos com seed grants de até R$ 100 mil. Após um ano, de 10 a 12 projetos serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade, que serão definidos ao longo do primeiro ano. O objetivo desta condição é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de grupos sub-representados por cientistas apoiados pelo Serrapilheira.  

O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa. Também serão levados em conta a idade científica do postulante — poderão se inscrever apenas aqueles que obtiveram o título de doutor a partir de 2007, com flexibilidade para mulheres que tenham passado por licenças-maternidade —, o tipo de vínculo com instituição-sede brasileira e o local de realização da pesquisa.

Os projetos serão avaliados por um Conselho Científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior. Os resultados serão publicados até o final de 2017. Para dúvidas e mais informações sobre a submissão de projetos acesse o site do Instituto Serrapilheira ou escreva para o e-mail: chamada@serrrapilheira.org.