Navegar

31/05/2017

Impressão 3D está ao alcance das mãos

[two_thirds]

Se você já ouviu falar sobre a inovadora tecnologia de impressão 3D, cada vez mais usada em áreas de Ciências, Artes e Engenharia, aproveite para conhecê-la de perto no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Nesta quarta-feira, às 15 horas, será aberta no local a exposição “3D: Imprimindo o futuro”, que traz mais de 100 modelos impressos – há peças criadas a partir de pesquisas desenvolvidas por instituições brasileiras, como o IMPA, e outras que integram a mostra original, exibida no Science Museum, em Londres.

Os trabalhos do IMPA foram produzidos pelo Laboratório Visgraf e ajudam a visualizar e compreender geometrias euclidianas e não-euclidianas. A concepção dessa sessão da exposição é baseada no trabalho “Visualizing Mathematics with 3D Printing”, de Henry Segerman.

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta ao público a partir do dia 1º de junho. No mesmo dia, o MAST reabre a exposição “Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D”, uma parceria com o IMPA que reúne arte e interatividade em instalações criadas com base em conceitos matemáticos, em especial, os do campo da geometrização.

As duas mostras integram as atividades de divulgação científica que o MAST está realizando para o Biênio da Matemática – série de eventos com sede no Brasil, entre eles, a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO) 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018.

O endereço do MAST é Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro

[/two_thirds]
[clear]