IMPA se despede de Alexandre Oliveira, funcionário há 44 anos
O IMPA se despede nesta terça-feira (7) de Alexandre Oliveira, 70 anos, funcionário do instituto desde 1979. Coordenador de RH, Alexandre faleceu neste domingo (5), em decorrência de um câncer. Ele deixa a esposa Jaqueline dos Santos Moreira, os filhos Fábio e Alessandra, de 44 e 37 anos, e muitos amigos.
Profissional exemplar, sempre preocupado com o ser humano e com a ética, Alexandre sempre foi muito justo e querido por seus colegas de trabalho. Torcedor do Flamengo e amante da dança, esbanjava alegria e vitalidade.
Formado em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Moraes Júnior, Alexandre chegou a frequentar o IMPA para estudar com amigos da universidade. Responsável por desenvolver o setor de Recursos Humanos do instituto, Alexandre contou, em vídeo gravado para a comemoração dos 70 anos do IMPA, em 2022, como foi sua chegada ao IMPA, onde trabalhou por mais de 40 anos.
“Quando vim para o IMPA, o CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] havia se mudado para Brasília. Com essa mudança, alguns funcionários foram morar em Brasília, e outros tentaram se alocar em alguma unidade de pesquisa do CNPq no Rio de Janeiro. Para mim, foi interessante vir para o IMPA (…), mas no início foi complicado porque não havia uma estrutura de RH. O IMPA dependia muito do CNPq e tivemos que montar isso do zero.”
“O IMPA sempre foi ligado aos alunos. Durante muito tempo, jogamos futebol, vôlei, com funcionários e alunos. Tem aqui na entrada o espaço com churrasqueira, com mesa de sinuca e totó onde jogam funcionários, alunos e terceirizados – algo bem democrático que mostra a característica do IMPA.”
O velório de Alexandre acontece nesta quinta-feira (9), entre 12h e 14h, na Capela Premium A do Crematório São Francisco Xavier, no Caju.