Navegar

16/12/2021

IMPA recebe troféu do Prêmio Líderes do Rio 2021

O IMPA venceu o Prêmio Líderes do Rio 2021 no Destaque Educação e Pesquisa. O troféu foi entregue pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (15) no Hotel Fairmont Copacabana Rio de Janeiro. “Essa distinção vem reconhecer o trabalho que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada vem fazendo no Rio de Janeiro há quase 70 anos”, destacou o pesquisador.

A premiação anual é concedida há 10 anos pelo conselho empresarial do Lide Rio de Janeiro, grupo privado que reúne empresas cariocas e fluminenses. E reconhece entidades, institutos e gestores empresariais de 26 categorias que contribuem expressivamente para o desenvolvimento do Estado com inovação, negócios, crescimento econômico e social, e geração de renda. Na edição deste ano, o Lide priorizou ações relevantes para a retomada da economia do Rio como critério para escolher o vencedor. 

O conselho empresarial destacou que o IMPA tem como missão o estímulo à pesquisa científica e matemática, a formação de pesquisadores e a difusão e o aprimoramento da cultura matemática no país.

“Estamos cada vez mais ativos na colaboração com o setor empresarial por meio de parcerias tecnológicas e de transferência de tecnologia matemática, que significa inteligência artificial, ciência de dados, machine learning e deep learning para o setor empresarial. Neste momento, estamos transformando o conhecimento matemático em bons negócios em parcerias com grandes empresas brasileiras e nós temos um carinho muito especial por aquelas empresas que são localizadas e sediadas no Rio de Janeiro. São todos muito bem-vindos a colaborar conosco”, ressaltou Viana, ao receber o troféu.

A cerimônia de entrega do prêmio reuniu diversos empresários e autoridades, entre eles o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito Eduardo Paes. 

O Lide é uma organização privada fundada em 2003 que reúne empresários e corporações do Brasil e do mundo para debater o desenvolvimento econômico e social e os princípios éticos de governança corporativa nos setores público e privado.