Navegar

18/10/2021

IMPA faz 69 anos expandindo sua contribuição à sociedade

Sem sede própria, praticamente sem orçamento e com apenas dois pesquisadores no quadro docente, o IMPA teve um começo modesto, mas ambicioso. Era o princípio de uma história de prestígio e conquistas acadêmicas. Ao celebrar o aniversário de 69 anos de fundação, nesta sexta-feira (15), a expansão do seu escopo de atuação é notável. Além de ensino de pós-graduação e pesquisa em matemática, suas atividades englobam a formação de professores da educação básica e a realização da maior olimpíada científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com 18 milhões de participantes anualmente.

“Ao longo dos anos, a pesquisa matemática se aliou ao intercâmbio científico, ensino de pós-graduação, elaboração e publicação de livros, formação continuada de professores, pesquisa aplicada e as olimpíadas de matemática. Mais recentemente, enfatizamos a nossa atuação na popularização científica, na educação básica e na interação com empresas e órgãos públicos. Desta forma, o IMPA tem atualmente um escopo de atuação sem igual entre as suas congêneres no mundo todo”, disse o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana. “O que podemos visar para o futuro é a continuação desse processo, ampliando sempre a contribuição do IMPA para a sociedade no mais estrito respeito da excelência daquilo que fazemos.”

Com tantas conquistas, não faltam motivos para comemorar. Por isso, a partir de novembro deste ano, o instituto inicia a celebração dos seus 70 anos, com uma série de atividades e conteúdos que vão relacionar seu passado, presente e futuro. Ao longo dos próximos meses, contaremos, em diversos formatos – reportagens, vídeos, lives, gifs, etc. – a história e atuação do instituto no cenário da matemática nacional e mundial.

“Ainda estamos trabalhando na programação de iniciativas específicas, mas é certo que queremos que a efeméride se reflita em todas as vertentes de atividade do instituto, da pesquisa à administração. Isso culminará numa conferência internacional, realizada entre 17 e 21 de outubro de 2022, com a participação de renomados pesquisadores internacionais”, antecipa Viana.

A fundação do IMPA, sua internacionalização e transformação em organização social; a realização dos Colóquios Brasileiros de Matemática, da OBMEP e do Biênio da Matemática; a conquista da Medalha Fields pelo pesquisador Artur Avila, em 2014; a promoção do Brasil Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês); e a construção do novo campus do IMPA, em 2021, serão alguns dos temas abordados nas celebrações dos 70 anos.

Além de honrar o passado e reconhecer o mérito daqueles que transformaram o IMPA em um dos mais destacados centros de pesquisa do mundo em sua área, as atividades vão focar nos próximos movimentos do instituto, como o Centro Pi (Centro de Pesquisa e Inovação), criado para ampliar as parcerias com o setor produtivo, e a construção do novo campus.

“A comemoração dos 70 anos do IMPA estará voltada predominantemente para o futuro, particularmente por meio de iniciativas voltadas para as crianças e os jovens”, detalha Viana.

História

Fundado em 15 de outubro de 1952 pelos matemáticos Lélio Gama (1892-1981), Leopoldo Nachbin (1922-1993) e Maurício Peixoto (1921-2019), o IMPA foi a primeira unidade de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), agência federal de fomento criada um ano antes. Como o instituto não dispunha de sede à época, foi alojado, inicialmente, em uma sala no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio.

A organização do 1º Colóquio Brasileiro de Matemática, com cerca de 50 participantes, em 1957, em Poços de Caldas (MG), representou um marco na contribuição do IMPA para o desenvolvimento da Matemática brasileira como um todo.

Em 1962, começaram os programas de mestrado e doutorado em Matemática, por meio de um convênio firmado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seis anos depois, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e, posteriormente, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do CNPq, o IMPA ampliou seus quadros, com a contratação de pesquisadores em atividade no exterior ou em fase final de doutorado nas melhores instituições estrangeiras.

Em 1981, foi inaugurada a primeira sede do IMPA. Localizada no Horto, a edificação abriga o instituto até hoje. 

Desde seu início, o IMPA teve por missão o estímulo à pesquisa científica, a formação de novos pesquisadores e a difusão e aprimoramento da cultura matemática no Brasil. Estas atividades visam promover o conhecimento da matemática, fundamental ao desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral.