IMPA desenvolve algoritmo para prever chuvas no Rio
O IMPA está desenvolvendo um código de inteligência artificial para aperfeiçoar a previsão de chuvas na cidade do Rio de Janeiro, em uma parceria com o governo municipal e assistência do Google. O projeto foi anunciado nesta terça-feira (27) no evento “Google for Brasil”, em São Paulo, que teve a participação do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein.
A prefeitura fornece acesso aos dados de chuva da cidade, e os integrantes do Centro de Projetos e Inovação IMPA (Centro Pi) criam o algoritmo cruzando informações de várias fontes como pluviômetros, radar e satélite. O objetivo é saber, com antecedência de algumas horas, onde deve chover e com qual intensidade, a fim de auxiliar o planejamento da prefeitura e impedir catástrofes ambientais.
“Esse é um problema muito desafiador do ponto de vista preditivo porque envolve dados complexos, em múltiplas escalas, e de várias fontes distintas. É uma excelente oportunidade para desenvolver novas direções de pesquisa e ter um impacto concreto para a cidade”, destacou Orenstein.
Leia mais: Folha: Computação quântica e os avanços da IBM
IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores
Edital de seleção para Diretor Geral do IMPA
Já João Carabetta, chefe de dados do Escritório de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, afirma que a parceria demonstra o compromisso do governo no uso da tecnologia para enfrentar desafios climáticos. “Ao combinar a experiência do Google e do IMPA com nossas habilidades e o poder de prevenção e reação da prefeitura a eventos climáticos, seremos capazes de criar uma abordagem mais eficaz e preditiva para lidar com fenômenos extremos.”
O projeto é mais uma parceria do IMPA com a Prefeitura do Rio. Em 2024, será inaugurado o primeiro curso de graduação do instituto, o IMPA Tech, que vai funcionar no Porto Maravalley, hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura para abrigar também empresas e startups.
Leia também: Economia matemática do IMPA é tema de tese premiada
Imprensa destaca apoio do governo ao IMPA Tech