Navegar

25/05/2018

IMPA convoca equipes olímpicas para treinamento em SP

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) começará em 18 de junho o segundo treinamento das equipes brasileiras que disputarão a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), Cone Sul e OMCPL (Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O treinamento para as competições olímpicas matemáticas acontecerá no campus Vila Mariana do Colégio Etapa (São Paulo) até 1º de julho.

Serão convidados a participar dos treinos os estudantes selecionados para integrar os times nas disputas. Também haverá vagas para 14 medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Leia também:  ‘A OBMEP não é sobre ganhar medalhas’, diz Viana

IMPA estreia Blog Ciência & Matemática no site de O Globo

‘Mentalidades Matemáticas’ discute abordagens inovadoras

Cerca de 480 medalhistas da OBMEP, que fazem o PIC, participaram do processo seletivo para o treinamento. Esta é uma oportunidade para alunos de escolas públicas participarem de um treinamento visando a presença  em uma olimpíada internacional. Os selecionados são: Rodrigo Salgado Domingos Porto, Vítor Lorenson Bortolini, Gabriel Nobuaki Nojima, Arthur Menezes Botelho, Laysa Gilles Guidi, João Pedro Tambosi, Guilherme Carvalho Senra, Jonatan de Lima Santos, Henrique Brunuro Krohling, Natália Bigolin Groff, Francisco Gabriel de Lima Brasil, MARIA Eduarda Vieira de Farias da Silva, Matheus Peterle  Modoloe Pedro Miguel Pereira Gonzaga Vianna.

IMO

Os alunos convocados para a IMO, principal torneio internacional de Matemática, farão treinamento intensivo de 15 dias (18 de junho a 1º de julho) para a disputa que, este ano, será na cidade de Cluj-Napoca, na Romênia, de 3 a 14 de julho.

O objetivo é que Lucas Hiroshi Hanke Harada, André Yuji Hisatsuga e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de São Paulo (SP); Bruno Brasil Meinhart, de Fortaleza (CE); Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE); e Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS), estejam bem preparados para representar o Brasil e melhorar o resultado de 2017.

Cone Sul e OMCPLP

O treinamento das equipes para a Cone Sul e a OMCPLP será mais curto. Os alunos selecionados para os torneios (veja os nomes aqui) farão a preparação de 28 de junho a 1º de julho. Destaque para o estudante pernambucano Pedro Gomes Cabral que se classificou tanto para a disputa da IMO quanto para a da Cone Sul.

Neste ano, a Cone Sul será realizada em Maceió (AL) entre 22 e 29 de agosto de 2018, enquanto a OMCPLP acontecerá em São Tomé e Príncipe, de 2 a 8 de setembro.

Os estudantes selecionados receberão o convite por e-mail. Na mensagem serão apresentadas todas as condições para participar do treinamento. Os interessados deverão confirmar a participação até dia 04 de junho.

Vaga para estudantes não selecionados

Os estudantes não selecionados e que desejem participar do treinamento poderão se candidatar até 04 de junho. Basta enviar e-mail para cadastro@impa.br, colocando no assunto “Solicitação de vaga para treinamento olímpico”. Os escolhidos receberão também por correio eletrônico as informações sobre as condições de participação.

Programa Acadêmico

Durante o treinamento, os participantes terão aulas técnicas de resolução de problemas e farão simulados das provas internacionais.

Para mais informações, entre em contato por e-mail, no endereço  cadastro@impa.br

Leia também: Problema matemático intriga a humanidade há 276 anos

Aberto credenciamento de imprensa para ICM 2018