IMPA apoia seminário sobre ensino da matemática
Com o aumento considerável do trabalho remoto, educação à distância, telemedicina e e-commerce, a pandemia acelerou ainda mais a digitalização do nosso cotidiano. Diante deste cenário, considerado por muitos irreversível, preparar as crianças e adolescentes para exercerem sua cidadania na Era Digital é fundamental. Em 27 de outubro, às 9h, o pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro vai mostrar como a matemática pode ser uma importante ferramenta nesta missão, durante o 3º Seminário Mentalidades Matemáticas. Realizado pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e apoio do IMPA, o evento é virtual e acontece nos dias 26 e 27 de outubro.
O encontro vai reunir cerca de 20 secretarias municipais de Educação para dialogar sobre a importância da matemática no mundo pós-pandemia e o papel fundamental dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para aumentar os índices de aprendizagem. Os participantes serão convidados a refletirem sobre os dados compartilhados e juntos articularem estratégias para alterar esses dados nos próximos anos. Ao final do seminário, será compartilhada uma agenda propositiva, com ações e iniciativas para a área da matemática.
O seminário terá palestrantes internacionais, nomes da academia e do mercado em painéis temáticos sobre neurociência, economia, equidade e o programa Mentalidades Matemáticas, aplicado no Brasil pelo Instituto Sidarta. O objetivo é mostrar como a disciplina é fundamental para entender o mundo que nos cerca e essencial para o mercado de trabalho do futuro e o desenvolvimento econômico dos países. Clique aqui para acessar a programação.
Os participantes também farão oficinas e debates para elaborarem o texto do compromisso pela educação matemática. Os painéis são abertos ao público mediante inscrição, e as vivências serão exclusivas para os integrantes das Secretarias de Educação.
“Para que um cidadão possa transitar e interagir na sociedade digital, é preciso que ele aprimore seu pensamento matemático. O desafio da aprendizagem matemática não pode ser apenas da responsabilidade do professor dentro de suas salas de aula. Ele exige um compromisso de toda a sociedade para que possamos avançar com os resultados de aprendizagem”, afirma Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.
Professora de Educação Matemática da Universidade de Stanford e criadora do programa Mentalidades Matemáticas – que defende o ensino de uma matemática aberta, visual, criativa e mais equitativa-, Jo Boaler é uma das palestrantes do evento. Além de apresentar a relação entre neurociência e matemática, falará do seu projeto em curso nos Estados Unidos “Data Science for Everyone” (Ciência de Dados para Todos), que leva para a sala de aula conceitos de ciência de dados e moderniza o ensino da matemática.
“Ensinar ciência de dados nas escolas é muito mais do que preparar os jovens para carreiras bem remuneradas. É promover competência para ler, analisar, comunicar e fazer sentido dos dados que afetarão as vidas das pessoas no mundo todo. Queremos preparar cidadãos para que possam navegar em um mundo repleto de dados. Felizmente, os gestores educacionais dos Estados Unidos estão começando a reconhecer a necessidade dos alunos desenvolverem a alfabetização em dados”, afirma Boaler.
Esta é a terceira edição do Seminário Mentalidades Matemáticas. A primeira, realizada em 2018 em São Paulo, promoveu debates e atividades com base na abordagem do Mentalidades Matemáticas para professores. No ano seguinte, ocorreu a segunda edição com a presença no Brasil de Jo Boaler e Cathy Williams. Em 2020, com a pandemia, o Seminário foi adaptado para duas séries de webinários, transmitidos pelo YouTube.