Navegar

25/11/2021

Ex-diretor Lindolpho de Carvalho Dias visita o IMPA

O professor Lindolpho de Carvalho Dias, diretor do IMPA por mais de 20 anos, esteve na sede do instituto nesta quinta-feira (25) para uma entrevista com o diretor-geral, professor Marcelo Viana. A gravação faz parte dos materiais especiais produzidos em homenagem aos 70 anos do IMPA, comemorados no ano que vem.

Aluno de Mauricio Peixoto e Leopoldo Nachbin, o engenheiro se formou pela UFRJ, mas não chegou a exercer a profissão e se encontrou na matemática. Lindolpho foi o segundo diretor do IMPA, assumindo a vaga que, até então, era de Lélio Gama. Ele comandou o instituto por três períodos: 1965 – 1969, 1971 – 1979, 1980 – 1989. Mas o pesquisador acompanhou o desenvolvimento do instituto desde os seus primeiros passos, inicialmente como estagiário. 

Ele foi o responsável pela aquisição do terreno e construção do atual campus da instituição, localizado no Horto. Durante a sua gestão, estão marcos importantes na história do IMPA, como a criação do Colóquio Brasileiro de Matemática e do Programa de Aperfeiçoamento de Professores, além do incentivo aos programas de mestrado e doutorado.

O vídeo da entrevista será disponibilizado em breve em nosso site e nas redes sociais.