Navegar

13/06/2017

Equipe olímpica vem de quatro estados do país

[two_thirds]  

 

A equipe que vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) foi apresentada na manhã desta terça-feira, durante o anúncio oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, no Teatro do Espaço Cultural BNDES. Pela primeira vez, a IMO será disputada no Brasil, de 17 a 23 de julho, no Rio de Janeiro.

Os seis craques da Seleção Brasileira têm entre 16 e 19 anos, vêm de quatro estados (São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco) e são multimedalhistas em competições nacionais e internacionais de Matemática. João César Campos Vargas, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, George Lucas Diniz Alencar, André Yuji Hisatsuga, Bruno Brasil Meinhart e Davi Cavalcanti Sena serão os representantes do Brasil na IMO. Três deles já ganharam medalhas na IMO. Desta vez, todos têm o desafio inédito de participar em casa da mais destacada competição científica de Matemática no mundo.

Os estudantes foram selecionados pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) de um grupo de 30 alunos do Ensino Médio que vem recebendo treinamento intensivo desde 2016. De 1979, quando iniciou a sua participação na IMO, até hoje, o Brasil ganhou 122 medalhas e 29 menções-honrosas. Anunciados um a um, os seis integrantes da equipe olímpica foram aplaudidos ao subir ao palco e tiveram a companhia da Aramat, a arara matemática símbolo do Biênio da Matemática.

Em sua 58º edição, a IMO acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 17 a 23 de julho, com a organização do IMPA e da SBM. Estudantes de mais de 100 países virão ao Rio de Janeiro solucionar problemas matemáticos e trocar experiências. Em 2016, o país obteve a melhor colocação na história da competição, o 15ª lugar na pontuação por equipes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze.

Biênio preenche lacuna entre dois mundos da Matemática, diz diretor do BNDES

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, afirmou que o Biênio tem como meta mostrar a importância da Matemática na vida de todos. Ele anunciou ainda uma iniciativa inédita do Brasil para reduzir barreiras ao acesso à disciplina. Por sugestão do IMPA, um troféu vai reconhecer a contribuição feminina para suas equipes na competição. “Será concedido o Troféu IMPA Meninas Olímpicas, atribuído em função da contribuição que as alunas deem para a pontuação das respectivas equipes”, disse Viana.

Diretor de Planejamento e Pesquisa do BNDES, Vinícius Carrasco – que representou o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro – afirmou que o Biênio da Matemática vem “preencher uma lacuna entre os dois mundos da Matemática no Brasil: o da formação precária de professores, dos resultados aquém do desejado e o mundo da fronteira, que é o mundo do IMPA, de abertura à competição, do recrutamento de talentos”.

Segundo o secretário de Educação Superior substituto do MEC, Mauro Luiz Rabello, “serão dois anos respirando Matemática”. “Há duas coisas que só andam juntas: aprendizagem e motivação.” Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológica da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Wanderley de Souza complementou que os eventos do Biênio são importantes “para mostrar à sociedade e às autoridades no Congresso e no Poder Executivo a importância da Ciência para o desenvolvimento nacional”.

A cerimônia contou ainda com a participação do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovitch; do deputado federal Alex Canziani, autor da Lei do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018; e do presidente da SBM, Hilário Alencar.

Ao sediar a IMO e o Congresso Internacional de Matemáticos 2018, o Brasil chama a atenção para a disciplina. As iniciativas ganharam ainda mais força com a lei do Biênio da Matemática, de novembro de 2016. O Biênio tem o apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação, e patrocínio do BNDES. É celebrado com uma série de ações destinadas a incentivar a popularização da matéria.

Já foram realizados a Bienal da Matemática e o Festival da Matemática, que reuniu, em quatro dias, 18 mil pessoas de todas as idades no Rio e mostrou como a disciplina pode ser acessível e divertida. Ao longo do Biênio, a Matemática será ainda tema de eventos como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em outubro, e o III Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. O ano de 2018 também será intenso, com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas e mais uma edição do Festival da Matemática, entre outros destaques.

Confira as fotos da apresentação da seleção brasileira de Matemática para a IMO e do Biênio da Matemática: www.flickr.com/photos/impaoficial

  [/two_thirds]

[clear]