Navegar

31/07/2017

Colóquio atrai estudantes de todo país

Lays, Sanatiel, Francisca e Ana Karouline vieram do Piauí para o Colóquio

A segunda-feira (31) começou agitada na sede do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro. Cerca de 800 pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome internacional estão no local para participar do 31º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). A reunião de tantos talentos no Rio atrai estudantes de todo o país. Considerada a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira, o CBM completa 60 anos e tem como objetivo discutir a disciplina em diversos níveis.

Alunos de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil estão no IMPA para ampliar os conhecimentos matemáticos. Lays Santos, Sanatiel Bernardo, Francisca da Silva e Ana Karouline Pinheiro estão no último ano da graduação em Matemática na Universidade Federal do Piauí e vieram de longe para “adquirir experiência”. É a segunda participação deles no CBM. “A partir da experiência anterior, amadurecemos não só na graduação, mas também em nossas vidas, com maior independência para escolher caminhos”, disse Sanatiel.

Lays pretende seguir carreira como pesquisadora e vê no evento a oportunidade de conhecer as diversas áreas. O doutorando do IMPA Ítalo Melo e o professor João Xavier, que assumirá durante o evento o posto de diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), são inspirações dos estudantes.

Alunas de pós-graduação da USP querem ampliar conhecimento durante o evento

Jerusa Megale e Sueni Faustino, alunas de doutorado da USP (Universidade de São Paulo), são estreantes do CBM e vieram da capital paulista ampliar conhecimento em equações diferenciais parciais e equações diferenciais ordinárias, suas áreas de atuação, respectivamente. “Aqui são abordados temas atuais e você tem contato com professores de outros países, o que é muito interessante”, afirmou Jerusa.

Sueni declara sua admiração por pesquisadores do IMPA, como o falecido Elon Lages Lima, que será homenageado no evento, e pelo Medalha Fields Artur Avila. “Artur é top! Vou assistir a palestra dele.”

As estudantes de graduação em Matemática Ana Paula de Andrade, Creidiane da Silva e Fayola Neves vieram de Rondonópolis (MT) em busca de interação com pesquisadores da área. “Queremos agregar conhecimento, porque temos interesse em fazer especialização na área”, comenta Fayola, que pretende se tornar pesquisadora em Matemática Aplicada. Admiradora do trabalho de Elon Lages Lina, Ana Paula lamenta não ter tido a chance de conhecê-lo, mas pretende participar da palestra em sua homenagem.

Estudantes do Mato Grosso visitam o IMPA pela primeira vez

Programação

O 31º CBM acontece desta segunda-feira (31) a sexta (4) e terá 11 palestras plenárias com pesquisadores de grande prestígio internacional, como o ganhador da medalha Fields Artur Avila (IMPA); Luis A. Caffarelli (Universidade do Texas-Austin); Lucia Caporaso (Università Roma Tre), Hugo Duminil-Copin (Institut des Hautes Études Scientifiques); Ivar Ekeland (Université Paris-Dauphine); Michael Hutchins (University of California-Berkeley); Carlos Gustavo Moreira, o Gugu (IMPA), entre outros (ver programação).

As palestras de divulgação serão “Contando Aleatoriamente”, de Robert Morris (IMPA), quarta-feira (2), e “Geometria e Aritmética: uma história de amor”, de Cecilia Salgado (UFRJ), quinta-feira (3), destinadas ao grande público. O Colóquio terá ainda a mesa redonda “Matemática: Substantivo feminino – Desafios e perspectivas sobre a questão de gênero”, organizada por Carolina Araujo, quarta.

Nos cinco dias, serão oferecidas ainda atividades múltiplas, como cursos introdutórios e avançados sobre tópicos atuais e relevantes com destaques da Matemática mundial. As Sessões Temáticas terão palestras aprofundadas sobre uma ampla diversidade de assuntos, propiciando discussões e trocas de informações entre os participantes. As atividades começarão sempre às 9h, até sexta-feira (4), estendendo-se até às 19h. A cerimônia de abertura será às 18h30 desta segunda-feira (31).