Navegar

21/12/2021

Em podcast, Carolina Araujo fala de inspiração na pesquisa

A pesquisadora do IMPA Carolina Araujo foi a entrevistada do episódio de encerramento do podcast “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”, do Nexo Jornal, que apresenta pesquisadores brasileiros com significativas contribuições à ciência nacional. Na conversa com o jornalista Cesar Gaglioni, publicada em 3 de dezembro, Carolina falou sobre sua inspiração para pesquisa científica, as aplicações nem sempre visíveis da matemática, o debate filosófico em torno da origem da disciplina e sua área de atuação, a geometria algébrica.

Carolina explicou que é comum que as aplicações de pesquisas matemáticas nem sempre sejam visíveis em um primeiro momento, citando a relação entre a teoria dos números, área que estuda os números primos e sua composição, e a criptografia. “[…] a criptografia que está presente na mensagem de WhatsApp que você envia ou na página do seu banco é muito baseada nos números primos, em teoremas algébricos e até mesmo em métodos geométricos. Parte dos objetos que eu estudo são as chamadas curvas algébricas, que são muito usadas para criar códigos criptográficos”, pontuou.

A motivação de muitos pesquisadores da matemática seria, portanto, uma “curiosidade científica”, compartilhou. “Sinto que com a minha profissão eu consigo cumprir algumas das minhas demandas pessoais. Tenho uma curiosidade científica, quero entender, desvendar e encontrar uma maneira de explicar estruturas formais.”

Para Carolina, a matemática tem um componente “particular” de abstração, que pode contribuir para a dificuldade dos estudantes brasileiros em alcançarem bom desempenho na disciplina. “Pode ser difícil se você não está acostumado com esse tipo de raciocínio. Até mesmo na notação da matemática pode ser difícil de abstrair que podemos usar letras para expressar números. A matemática tem uma meta por trás que pode exigir muita cognição para lidar com os formalismos, mas temos que entender que também fazem parte do conhecimento”, revelou a pesquisadora.

O podcast também tocou em uma das questões mais intrigantes da matemática: teria sido ela descoberta ou inventada? “É uma pergunta ótima, e que divide muitos matemáticos. Se você perguntar para mim e para outro matemático, as respostas podem ser diferentes. Na minha visão, a matemática é uma criação humana, apesar de representar muito bem os fenômenos que observamos na natureza. A meu ver isso é cognição humana”, opinou a entrevistada. 

O episódio está disponível na íntegra no site do Nexo.