Navegar

10/12/2021

Canal do YouTube do IMPA tem mais de 7M de visualizações

Com mais 76 mil inscritos, o canal do YouTube do IMPA oferece conteúdos de diversas áreas da matemática em formatos diferentes, como aulas, reuniões científicas e workshops. Já são quase seis mil vídeos disponíveis e mais de sete milhões de visualizações. O público fiel, que reúne alunos, professores, pesquisadores e interessados pela matemática, está sempre atento às novidades, e já assistiu mais de 942 mil horas de programação.

Lançado em setembro de 2009, o canal sempre foi uma importante ferramenta de divulgação científica e colocou no ar 5.745 vídeos desde a sua criação. Durante a pandemia de Covid-19, a plataforma foi essencial para a realização de eventos e palestras de forma virtual.

O 33º Colóquio Brasileiro de Matemática, a websérie “Matemática na temática do mar” e a 3ª edição do Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (PROLÍMPICO) são exemplos de conteúdos de 2021 que foram eternizados na página. 

Os maiores sucessos da história do canal são a aula do Programa de Iniciação Científica sobre Análise na Reta com o professor Carlos Gustavo Moreira, seguida da aula Uma breve introdução à Matemática da Mecânica Quântica, gravada durante o 31º Colóquio Brasileiro de Matemática (SBM), e da aula do Programa de Iniciação Científica sobre Introdução à Álgebra Linear.

Entre os conteúdos disponibilizados estão as lives e webinários do IMPA, além das defesas de tese, que em geral são feitas ao vivo por videoconferência. Também fazem parte do acervo as aulas do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), além de cursos, reuniões científicas, palestras, entrevistas com eméritos, conferências magnas e jornadas de Iniciação Científica. Os vídeos estão organizados no site do instituto.