Navegar

09/12/2021

Alvaro Gomez apresenta tese sobre ciência de dados

O que a matemática tem a ver com a preservação ambiental? O doutorando do IMPA Alvaro Almeida Gomez mostrou que uma teoria abstrata tem grande utilidade para monitorar as mudanças climáticas no Brasil. Gomez apresenta a tese “Mapas de Difusão para Kernels Assimétricos, Problemas Inversos e Aplicações” na próxima segunda-feira (13), às 11h, com transmissão pelo Youtube do IMPA.

O objetivo da tese do doutorando é estudar e estender a teoria dos mapas de difusão e os métodos de regularização associados ao problema inverso da equação de fragmentação do crescimento para modelos envolvendo núcleos assimétricos. “O que eu fiz foi generalizar a teoria dos mapas de difusão para o caso das assimetrias nesta área de ciência de dados. A ideia foi estudar o caso em que a informação dos dados se distribui de forma não uniforme nas diferentes direções. Essa teoria tem muitas aplicações na análise de dados, otimização de dados e na medicina também, como no caso da tomografia computadorizada”, explica o aluno.

A tese resultou no artigo “Diffusion representation for asymmetric kernels”, publicado na revista Applied Numerical Mathematics, que mostra as aplicações práticas desta área de ciência de dados estudada por ele. “O resultado que nós obtivemos apontou que a Amazônia e o Cerrado do Mato Grosso foram as regiões com a maior variação da temperatura local de 2000 a 2020. A partir daí, é possível adotar mudanças antes que os impactos sejam irreversíveis”, afirma. 

Nascido na cidade de Piedecuesta, na Colômbia, Gomez planejava ser programador. A vontade de seguir carreira em matemática veio durante as aulas na escola, que acabaram levando Gomez à graduação na Universidad Industrial de Santander, também na Colômbia. “Eu reparei que programar é usar uma linguagem para construir coisas, o que é algo bem similar à matemática. Um dia, tive uma aula de sobre como construir fractais, achei muito interessante e decidi me aventurar na matemática” diz. 

Seguir com a pesquisa durante a pandemia, para ele, foi um desafio, mas Gomez elogiou a experiência de fazer mestrado e doutorado no IMPA. “Estou no instituto há quase 5 anos. Este é um lugar muito interessante, que nos permite conversar e trocar ideias com pessoas que têm muito conhecimento em diferentes áreas da matemática. Além disso, a tranquilidade da floresta ajuda a criar ideias e estimular a criatividade das pessoas”, afirma Gomez.

Ele diz ainda não ter traçado os próximos passos após a conclusão do doutorado, mas não faltam ideias. “Eu gostaria de seguir pesquisando na ciência de dados. Meu plano B seria usar a ciência de dados e o que aprendi no doutorado para mergulhar um pouco no mercado financeiro. Como terceira opção, gostaria de me dedicar a uma fazenda com diferentes plantas do mundo, como uma utopia do Jardim do Éden. Vamos ver o que acontece!”, planeja Gomez.