Navegar

03/08/2018

Radford aborda a Matemática sob a ótica do construtivismo

“Precisamos falar sobre o trabalho conjunto de professores e alunos para que o ensino/aprendizado da Matemática seja construído de maneira sólida”, disse o matemático canadense Luis Radford em palestra nesta sexta-feira (3) no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018)

Depois de traçar um breve histórico da Matemática no mundo e suas principais mudanças em termos de educação, Radford, VP da Comissão Internacional do Ensino da Matemática (ICMI), contrapôs duas formas de ensino: o construtivismo e o método TDS. Para ele, o primeiro dá autonomia aos alunos.

Leia também: Mulheres: da desigualdade ao exemplo inspirador
Descobrindo os jovens talentos da Matemática
Caucher Birkar receberá nova Medalha Fields neste sábado

O construtivismo, que adotou as práticas do psicólogo Jean Piaget, é “um método que obriga o estudante a trabalhar e descobrir os resultados por si próprio. Esse tipo de aprendizado não torna uma aula chata”, afirmou.