Navegar

02/12/2021

Live do INCTMat e SBM debate docência entre jovens cientistas

A docência na vida de jovens cientistas é o tema da próxima mesa redonda da série “Matemática como profissão”, uma parceria entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do IMPA. A atividade acontece em 8 de dezembro às 17h15 e será transmitida por Zoom. As inscrições e distribuição de senha são feitas na página do INCTMat.

O encontro ficará disponível no canal de YouTube da SBM.

A série “Matemática como Profissão” tem como objetivo proporcionar atividades de desenvolvimento profissional dedicadas à comunidade matemática. Nesta edição, a mesa redonda conta com apresentação dos pesquisadores Maria Aparecida Ruas, do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos); Miriam Telichevesky, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Yuri Lima da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já a mediação está a cargo de Cydara Cavedon Ripoll, da UFRGS.

“As atividades docentes são um eixo fundamental na vida acadêmica da maioria dos matemáticos, especialmente os que trabalham em universidades. Saber atendê-las da melhor forma possível e fazer da docência uma atividade desafiadora e prazerosa são questões de todos os matemáticos”, afirma Lorenzo Díaz, vice-coordenador do INCTMat.

Um dos principais desafios para isso atualmente, segundo Díaz, é que a maioria dos matemáticos não recebe treinamento específico para esse tipo de atividade. “Para os mais jovens existe a questão adicional da necessidade de se firmar cientificamente e de compatibilizar docência e pesquisa. Obviamente, para este tipo de questões não existem respostas únicas. Para discutir todos estes pontos, convidamos três cientistas com diferentes perfis para que compartilhem conosco suas experiências”, completa.

A mesa redonda conjunta do INCTMat e da SBM oferece a oportunidade de somar esforços e dar sequência à série de atividades iniciada em 6 de novembro de 2020, quando o primeiro encontro tratou da elaboração de projetos de pesquisa. Outras mesas redondas trataram da avaliação de projetos de pesquisa, do impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos cientistas brasileiros, da elaboração de artigos científicos e da preparação de palestras. Algumas delas estão disponíveis no canal do YouTube da SBM e no canal de YouTube do INCTMat.

O INCTMat promove a consolidação da matemática brasileira tanto em centros já estabelecidos quanto nos mais recentes que se espalham pelo Brasil. A organização é coordenada por Jacob Palis (IMPA) e pelo vice-coordenador Lorenzo Diaz (Puc-Rio), e mantém grupos de pesquisa em 21 centros de desenvolvimento com o intuito de expandir as fronteiras na pesquisa científica, incentivando a formação de novos matemáticos.Dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para inctmat@impa.br.