Lançamento de livros

Domingo, dia 28 de julho, às 16:00
 
Lançamento de 2 livros de mulheres matemáticas sobre mulheres matemáticas, com a presença das autoras
 
Livro: “A Matemática das mulheres: as marcas de gênero na trajetória profissional das professoras fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia. (1941 – 1980)” 
Autora: Márcia Barbosa de Menezes – departamento de Matemática da UFBA. 
Editora: EdUFBA
Sobre o livro e a autora: O livro, da autora Márcia Barbosa de Menezes, mestra em Matemática, doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo e, docente da UFBA, traz a interessante história de luta das professoras articuladoras e fundadoras do Instituto de Matemática e Física – IMF da Universidade da Bahia – Arlete Cerqueira Lima, Martha Maria de Souza Dantas e das docentes que as sucederam. Mulheres que, de
modo inusitado, rompendo barreiras que pareciam intransponíveis, criaram um espaço de construção de conhecimento numa área marcada nas representações sociais pela masculinidade, a Matemática.
Ao longo dos capítulos descortina-se uma história recheada de relações de gênero, relações de poder, relações sociais envolvendo gênero e suas interseccionalidades nas quais as/os participantes foram construindo o espaço em questão sem se darem conta
que estavam envolvidas/os numa trama social que ainda hoje, em muitos aspectos, mantém a supremacia do masculino sobre o feminino. 
Assim, as docentes fizeram a Matemática acontecer e proporcionaram, para a nova geração, a existência de um Instituto de Matemática com vida própria e pronto a enfrentar as diretrizes do novo século.
 
Livro: “A História de Hipátia e de Muitas Outras Matemáticas” 
Autoras: Cecília de Souza Fernandez, Ana Maria Luz Fassarella do Amaral e Isabela Vasconcellos Viana – Instituto de Matemática e Estatística da UFF
Editora: Editora da SBM
Sobre o livro: A história da Matemática é um conteúdo importante não só para professores de Matemática de todos os níveis como para os alunos, principalmente os alunos do ensino fundamental. De fato, segundo a M.A.A. (Mathematical Association of America), o conhecimento da história da Matemática mostra aos alunos que ela é uma conquista humana, geralmente desenvolvida de forma intuitiva e experimental a partir da necessidade de se resolver problemas nas mais diversas áreas do saber. Contudo, quando se apresenta a história da Matemática aos alunos, ela se apresenta totalmente masculinizada, uma vez que, infelizmente, matemáticas e suas contribuições não são mencionadas. Talvez seja esse um dos principais fatores de meninas sentirem-se desestimuladas a seguir a carreira matemática: a falta de modelos para se identificar.
Neste livro, as autoras trazem o lado feminino da Matemática. Através de uma seleção pessoal, apresenta-se em ordem cronológica, a vida e o trabalho de 15 matemáticas. Com esse livro, as autoras esperam estar contribuindo com uma literatura brasileira que contemple o papel da mulher na Matemática, com seus desafios e conquistas.
Sobre as autoras: Cecília de Souza Fernandez é Professora Titular do IME UFF. É Ph.D. em Matemática pela Kent State University, Ohio, USA. É co-autora dos títulos “Introdução às Funções de uma Variável
Complexa”, “Introdução à Álgebra Linear”, “Exercícios Resolvidos de Álgebra Linear” e “A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas”, todos publicados pela Sociedade Brasileira de
Matemática. Atua em diversas pós-graduações. Coordena o projeto “Mulheres na Matemática”, que tem como missão a divulgação da participação feminina na Matemática. 
Ana Maria Luz Fassarella do Amaral é Professora Associada do IME UFF. É Doutora em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Realizou estância de Pós Doutorado na Université de Rennes1, França. É Vice-Coordenadora do projeto “Mulheres na Matemática”.
Isabela Vasconcellos Viana é aluna de Mestrado em Matemática da PUC-Rio. É Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Foi contemplada com bolsa PIBIC (vigência 2017-2018), tendo desenvolvido projeto de pesquisa em Bioestatística. Participa do projeto “Mulheres na Matemática”.