Julho de 2014
Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 15 a 18 de julho de 2014.
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- Preliminares
Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfei-çoamento de Pessoal de Nível Superior.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.
- Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.
- Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de quase todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
- Organização do Curso
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.
Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:
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- Universidade Federal do Acre
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal de Alagoas – Sertão
- Instituto Federal de Alagoas – Palmeira dos Índios
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maragogi
- Universidade Federal do Amapá
- Universidade Federal do Amazonas
- Universidade Federal da Bahia
- Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus, BA
- Instituto Federal da Bahia – Barreiras
- Universidade Federal de Campina Grande
- Universidade Estadual de Campinas
- Universidade Federal do Ceará
- Instituto Federal do Ceará – Acaraú
- Instituto Federal do Ceará – Crateús
- Instituto Federal do Ceará – Iguatu
- Instituto Federal do Ceará – Jaguaribe
- Instituto Federal do Ceará – Juazeiro do Norte
- Instituto Federal do Ceará – Canindé
- Instituto Federal do Ceará – Fortaleza
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal de Goiás
- Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão
- Universidade Federal da Grande Dourados
- Universidade Federal do Maranhão
- Universidade Federal do Maranhão – Pinheiro
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Buriticupu
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido
- Universidade Federal de Mato Grosso
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – IFMT Campus Juína
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal de São João del Rei
- Universidade Federal do Pará
- Universidade Federal do Pará – Marabá
- Universidade Federal da Paraíba
- Universidade Federal do Paraná
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco
- Universidade Federal de Pernambuco
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Pesqueira
- Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Piauí – Parnaíba
- Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano
- Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Picos
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Caicó
- Universidade Federal de Rondônia
- Universidade Federal de Roraima
- Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis
- Universidade Federal de Santa Catarina – Joinville
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Camboriú
- Universidade Federal de Santa Maria
- Instituto Federal Farroupilha
- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
- Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema
- Universidade Federal de Sergipe
- Universidade Federal do Tocantins
- Instituto Federal do Tocantins – Palmas
- Universidade Federal de Uberlândia
- Universidade Federal do Vale do São Francisco
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- Equipe
A equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por:
- Eduardo Wagner
- Elon Lages Lima (coordenador)
- Luciano Guimarães Monteiro de Castro
- Paulo Cezar Pinto Carvalho
- Maria Celano Maia (secretária executiva)
- Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)
Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.
- Programação
Para este módulo, serão abordados temas do livro Temas e Problemas Elementares.
Das 8 aulas da semana, 4 serão sobre conteúdos do livro e 4 serão sobre temas novos.
Os temas selecionados foram:Material do Professor Ledo:
Calculadoras Eletrônicas
Porcentagem
Triângulo Retângulo - Inscrições
(Nesta página, somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro. Professores de outros estados deverão consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.)
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