Janeiro de 2016
Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 25 a 29 de janeiro de 2016.
-
-
- Preliminares
Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Ultimamente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.
- Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.
- Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
- Organização do Curso
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.
Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:
-
- Universidade Federal do Acre
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal de Alagoas – Sertão
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maragogi
- Universidade Federal do Amapá
- Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus, BA
- Universidade de Brasília
- Universidade Federal de Campina Grande
- Universidade Estadual de Campinas
- Unifesp – São José dos Campos
- Instituto Federal do Ceará – Acaraú
- Instituto Federal do Ceará – Crateús
- Instituto Federal do Ceará – Juazeiro do Norte
- Universidade Estadual do Ceará – Faculdade de Educação de Itapipoca
- Centro de Educação à Distância do Ceará
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal de Goiás
- Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
- Universidade Federal da Grande Dourados
- Universidade Federal do Maranhão – Pinheiro
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Buriticupu
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus São João dos Patos
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Santa Inês
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido
- Universidade Federal de Mato Grosso
- Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Juína
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
- Universidade Federal da Paraíba
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco
- Universidade Federal de Pernambuco
- Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Pesqueira
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Caruaru
- Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Piauí – Campus Picos
- Universidade Federal do Piauí – Parnaíba
- Instituto Federal do Piauí – Campus Angical do Piauí
- Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente
- Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano
- Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Caicó
- Universidade Federal de Roraima
- Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis
- Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema
- Instituto Federal São Paulo – Campus Sertãozinho
- Instituto Federal São Paulo – Campus Boituva
- UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
- Universidade Federal de Sergipe
- Universidade Federal do Tocantins
- Instituto Federal do Tocantins – Palmas
- Universidade Federal de Uberlândia
- Universidade Federal do Vale do São Francisco
-
- Equipe
A equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por:
- Eduardo Wagner (coordenador)
- Paulo Cezar Pinto Carvalho
- Maria Celano Maia (Coordenadora administrativa)
- Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)
- Dion Villar Visgueiro(técnico de multimídia)
- Anderson Fonseca da Silva Bispo (técnico de multimídia)
- Leonardo Ferreira da Silva (técnico de multimídia)
- Diego dos Santos Souza (técnico de multimídia)
Os professores Eduardo Wagner, Paulo Cezar Carvalho, além do professor Elon Lima, idealizador deste Programa, vêm trabalhando juntos há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.
- Programação
Para este módulo, além de temas do livro Temas e Problemas serão abordados outros temas.
Os temas selecionados foram: - Inscrições:
Inscrições para o Rio de Janeiro (encerradas em 13 de janeiro de 2016).Nesta página, somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro.
- Programas Anteriores
- Preliminares
-