Julho de 2004
Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 26 a 30 de julho de 2004
-
- Preliminares
Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa recebe apoio para sua realização do Projeto Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.
- Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.
- Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 100 professores no Estado do Rio de Janeiro e 60 professores nos demais centros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
- Organização do Curso
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, utilizando a infraestrutura da RNP, do IMPA para as instituições participantes em outros estados. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Para julho de 2004 está prevista a participação das seguintes instituições:
-
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal do Amazonas
- Universidade Federal da Bahia
- Universidade de Brasília
- Universidade Estadual de Campinas
- Universidade Federal do Ceará
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal de Goiás
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal do Pará
- Universidade Federal do Paraíba
- Universidade Federal do Paraná
- Universidade Federal de Pernambuco
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Universidade Federal do Roraima
- Universidade Federal de Santa Catarina
- Universidade Federal de Sergipe
-
- Equipe
A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:
- Augusto César Morgado
- Eduardo Wagner
- Elon Lages Lima (coordenador)
- Paulo Cezar Pinto Carvalho,
- Maria Celano Maia (secretária executiva)
- Priscilla Fernades Pomateli (secretária)
Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.
- Programação
Exercícios e Soluções
-
Inscrição (somente para professores do estado do Rio de Janeiro. Os demais deverão inscrever-se nos seus estados.)
As inscrições encontram-se abertas até o dia 10 de janeiro. Podem inscrever-se professores que lecionam Matemática no Ensino Médio e também alunos que estejam se graduando em Matemática.
Por favor envie sua ficha de inscrição para o endereço:Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Divisão de Divulgação e Informação Científica – Sala 205
Estrada Dona Castorina, 110
22460-320, Rio de Janeiro, RJVocê também pode usar o e-mail: ddic@impa.br ou o FAX (21) 2529-5005
Os candidatos selecionados receberão uma notificação. - Programas Anteriores
- Preliminares