Julho de 2003
Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 21 a 25 de julho de 2003
-
- Preliminares
Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa recebe apoio para sua realização do Projeto de Insituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volume 1, volume 2 e volume 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.
- Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.
- Desenvolvimento do treinamento
Cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
- Temas deste módulo
Neste módulo, serão abordados temas de interesse, também, de professores do Ensino Fundamental:
- Equações, sistemas e problemas do 1o grau;
- Porcentagem, proporcionalidade e regra de três;
- Semelhança e áreas;
- Introdução à Estatística: representação de dados, medidas-resumo, noções de inferência.
- Organização do Curso
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, utilizando a infraestrutura da RNP, do IMPA para as instituições participantes em outros estados. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Para julho de 2003 está prevista a participação das seguintes instituições:
-
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal da Bahia
- Universidade Estadual de Campinas
- Universidade Federal do Ceará
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal de Goiás
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal do Paraná
- Universidade Federal de Pernambuco
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
- Equipe
A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:
- Augusto César Morgado
- Eduardo Wagner
- Elon Lages Lima (coordenador)
- Paulo Cezar Pinto Carvalho
- Maria Celano Maia (secretária executiva)
- Priscilla Fernades Pomateli (secretária)
Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.
-
Inscrição para Professores do Estado do Rio de Janeiro
As inscrições encontram-se abertas até o dia 30 de junho. Podem inscrever-se professores que lecionam Matemática no Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro e também alunos que estejam terminando a graduação em Matemática. O curso é gratuito.
Para inscrever-se, basta imprimir a ficha de inscrição, preenchê-la e enviar para o endereço:Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Divisão de Divulgação e Informação Científica – Sala 205
Estrada Dona Castorina 110, Jardim Botânico
Rio de Janeiro, RJ, CEP 22460-320Se preferir, você também pode usar o e-mail: ddic@impa.br
Neste caso, salve o arquivo em seu computador, preencha a ficha e mande-a por e-mail.
Somente os candidatos selecionados receberão uma notificação.Observação: Os professores dos demais estados participantes deverão contactar os coordenadores dos seus estados para saber como inscrever-se.
- Programas Anteriores
- Preliminares