Julho de 1997

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 11 a 15 de julho de 1997.

  1. Preliminares

    Terceiro e último módulo de um projeto destinado a oferecer cursos de reciclagem a professores de Matemática do Segundo Grau. O primeiro e o segundo módulos foram concluídos com êxito. O terceiro módulo será executado no período de julho a outubro de 1997.

    O atual projeto dá prosseguimento a um programa, iniciado em 1991, pelo IMPA, sob o patrocínio da VITAE. O programa IMPA-VITAE treinou cerca de 800 professores de Matemática, de diversos estados do Brasil. Em cada um dos módulos de treinamento, uma equipe formada por professores universitários e professores que atuam no 2o grau, todos com larga experiência, enfocou dois ou três temas ligados ao ensino do 2ograu. Os cursos foram ministrados em regime de internato, em duas semanas de janeiro, com reuniões mensais de acompanhamento e culminando com uma semana em julho. Para cada um dos temas abordados, foi escrito um livro, especificamente voltado para o professor do 2o grau, enfatizando o conceito e a visão crítica a respeito do tema. Tais livros constituem atualmente a Coleção do Professor de Matemática, são vendidos pela Sociedade Brasileira de Matemática e são, na nossa opinião, a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores secundários de Matemática.

    Os títulos dos livros produzidos estão listados abaixo:

    Há uma diferença fundamental entre o projeto IMPA-VITAE e o projeto ora em execução. Naquele programa, a ênfase principal foi a fundamentação, em bases sólidas, de conteúdos selecionados cobertos no programa de Matemática do 2o Grau. O trabalho que foi lá desenvolvido representa, em nossa opinião, um exemplo do que deveria ser oferecido em cursos de formaco de professores secundários. No entanto, na maior parte do trabalho não foram levados em conta, diretamente, os livros didáticos usados no ensino do 2o Grau, ou os detalhes do programa a ser cumprido pelo professor em sala de aula. Isto significa que os professores que participaram do treinamento receberam pouca orientação no sentido de adaptar os conteúdos abordados naquele curso ao seu dia-a-dia. Esta limitação se torna especialmente séria quando se leva em conta que muitos dos professores têm pouca liberdade na indicação do livro a ser adotado ou no programa a ser aplicado. No presente projeto, visamos prover uma maior integração entre o trabalho de treinamento e o cotidiano do professor.

    Para alcançar esta integração, apoiamos o treinamento em três tipos de referências bibliográficas:

    1. Os livros da Coleção do Professor de Matemática, para referência e embasamento conceitual dos assuntos a serem cobertos.

    2. Livros didáticos usualmente adotados nos cursos de 2o Grau no Estado do Rio de Janeiro.

    3. Textos especialmente preparados para o presente projeto, contendo orientação a respeito da utilização, pelo professor, dos livros didáticos disponíveis.

  2. Detalhamento do programa
    • Organização do Curso

      O programa consta de três módulos, abrangendo todo o currículo de Matemática do 2o Grau. Esses módulos são produzidos e oferecidos separadamente, cada um deles cobrindo a matéria de uma das séries. Em cada módulo, as primeiras atividades de ocorrem durante os recessos escolares. Ao final dos três módulos ter-se-á um material completo e testado para todo o programa do 2o Grau. À medida que os módulos são preparados e oferecidos pela primeira vez, multiplicadores em potencial participam dos treinamentos de modo que outros cursos organizados nestes moldes possam ser oferecidos nos anos subsequentes em vários locais do estado.

    • Material de treinamento
      1. Coleção do Professor de Matemática
        Os livros da coleção abrangem a maior parte dos assuntos estudados no 2o Grau e representam uma referência fundamental para os professores secundários.

      2. Livros didáticos usualmente adotados no 2o Grau
        Exemplares de livros comumente adotados no 2o Grau estão disponíveis para referência e desenvolvimento de discussões em grupo.

      3. Textos de orientação pedagógica
        Para cada uma das séries do 2o Grau está sendo preparado pela equipe um texto de orientação pedagógica visando dar melhores condições para o professor na utilização do material didático para uso em classe. Cada um dos volumes trata dos seguintes aspectos:

        1. comentários críticos a respeito do programa da série, incluindo discussões sobre a relevância de cada tópico, de possíveis ordenações do material e de relações a serem estabelecidas entre eles;
        2. orientação específica para cada tópico, incluindo conceitos fundamentais, discussão das principais dificuldades encontradas por alunos e professores, e sugestões de atividades complementares ao livro-texto (exercícios, projetos, leituras, atividades em computador, etc);
        3. discussões sobre alguns tópicos específicos do programa que costumam causar dificuldades no ensino e na sua compreensão por parte dos alunos.

          O texto referente ao primeiro módulo já foi publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O texto referente ao segundo módulo está em fase de editoração eletrônica, devendo ser publicado no segundo semestre de 1997.

  3. Desenvolvimento do treinamento

    Cada grupo de treinamento tem de 120 a 130 professores-alunos. A aplicação de cada um dos três módulos é feita ao longo de um semestre do ano, segundo o cronograma abaixo:

    1o Módulo: de julho a outubro de 1996

    2o Módulo: de janeiro a maio de 1997

    3o Módulo: de julho a outubro de 1997.

    O início de cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana com uma visão geral do programa de uma das séries do 2o grau. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Ao final da semana de trabalho, cada grupo de professores recebe uma tarefa, envolvendo resolução de problemas e elaboração de materiais didáticos adicionais.

    Em três meses subsequentes ao início de cada módulo (agosto, setembro e outubro para o 1o e 3o módulos; março, abril e maio para o 2o) são realizadas reuniões de acompanhamento de um dia, num fim de semana de cada mês, para discussão crítica dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos. Todas as atividades são desenvolvidas no IMPA.

    A equipe responsável, além do conhecimento que resulta de sua própria atuação cotidiana, acumulou, durante quatro anos consecutivos do programa IMPA-VITAE, uma grande experiência e amplos contatos com os profissionais que atuam no magistério do segundo grau em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.

    Além disso, a publicação dos textos de orientação pedagógica, juntamente com os já existentes da Coleção do Professor de Matemática da SBM, permite a muitos professores que não participaram do programa também usufruírem dos seus benefícios, além de assegurar aos próprios participantes uma fonte permanente de referência para dirimir dificuldades e esclarecer questões que ocorram em seu dia-a-dia.

  4. Equipe

    A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:

    • Augusto César Morgado
    • Eduardo Wagner
    • Elon Lages Lima (coordenador)
    • Paulo Cezar Pinto Carvalho
    • Maria Celano Maia (secretária executiva)
    • Priscilla Fernades Pomateli (secretária)

    Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação do programa IMPA-VITAE nos anos 91, 92, 93 e 94. Outros professores poderão ser convidados para proferirem palestras ou desenvolver outras atividades ligadas ao projeto.