Janeiro de 2003
Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 27 a 31 de janeiro de 2003
-
- Preliminares
Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa recebe apoio para sua realização do Projeto Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
- Análise Combinatória e Probabilidade
- Medida e Forma em Geometria
- Logaritmos
- Trigonometria e Números Complexos
- Coordenadas no Plano
- Coordenadas no Espaço
- Introdução à Geometria Espacial
- Progressões e Matemática Financeira
- Construções Geométricas
Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volume 1, volume 2 e volume 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.
- Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.
- Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 100 professores. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Ao final da semana de trabalho, cada grupo de professores recebe uma tarefa, envolvendo resolução de problemas e elaboração de materiais didáticos adicionais.
- Organização do Curso
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, utilizando a infraestrutura da RNP, do IMPA para as instituições participantes em outros estados. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Para janeiro 2003 está prevista a participação das seguintes instituições:
-
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal da Bahia
- Universidade Estadual de Campinas
- Universidade Federal do Ceará
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal de Goiás
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal do Paraná
- Universidade Federal de Pernambuco
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
- Equipe
A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:
- Augusto César Morgado
- Eduardo Wagner
- Elon Lages Lima (coordenador)
- Paulo Cezar Pinto Carvalho
- Maria Celano Maia (secretária executiva)
- Priscilla Fernades Pomateli (secretária)
Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.
-
Inscrição
As inscrições encontram-se abertas até o dia 3 de janeiro. Podem inscrever-se professores que lecionam Matemática no Ensino Médio e também alunos que estejam se graduando em Matemática.
Por favor envie sua ficha de inscrição para o endereço:Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Divisão de Divulgação e Informação Científica – Sala 205
Estrada Dona Castorina 110, Jardim Botânico
Rio de Janeiro, RJ, CEP 22460-320Você também pode usar o e-mail: ddicATimpa.br
Os candidatos selecionados receberão uma notificação. - Programas Anteriores
- Preliminares