Janeiro de 2001

Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 22 a 26 de janeiro  de 2001.

  1. Preliminares

    Este projeto visa oferecer treinamento para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. Realizado desde 1990, dá prosseguimento ao bem sucedido programa, empreendido pelo mesmo grupo treinando os professores nos assuntos relativos às três séries do Ensino Médio.

    Dele resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

    A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou de outro projeto empreendido pelo mesmo grupo, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

    Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volume 1, volume 2 e volume 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

    A distribuição do primeiro volume da série teve início em janeiro de 1997 e despertou acentuado interesse em todo o país. A primeira edição, de 2000 exemplares, esgotou-se em seis meses. O estado do Ceará, por exemplo, adquiriu 750 exemplares para distribuição a todos os professores de sua rede. Os programas Pró-Ciências do Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás utilizam esse mesmo livro.

  2. Detalhamento do programa
    • Organização do Curso

      O programa consta de dois módulos, abrangendo tópicos selecionados das três séries. Em cada módulo, as primeiras atividades ocorrem durante os recessos escolares.

    • Desenvolvimento do treinamento

      O grupo a ser treinado terá 100 professores. A aplicação de cada um dos dois módulos é feita ao longo de um semestre do ano, segundo o cronograma abaixo:

      1o Módulo: de janeiro a junho
      2o Módulo: de julho a novembro

      O início de cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Ao final da semana de trabalho, cada grupo de professores recebe uma tarefa, envolvendo resolução de problemas e elaboração de materiais didáticos adicionais.

      Em três meses subseqüentes ao início de cada módulo (março, abril e maio para o 1º e agosto, setembro e outubro para o 2º módulo) são realizadas reuniões de acompanhamento de um dia, num domingo de cada mês, para discussão crítica dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos.

      Os professores serão avaliados no início e no fim de cada módulo. As avaliações procurarão medir a evolução do conhecimento e da atitude dos professores em relação aos assuntos estudados. A avaliação do início constará de um teste geral com o objetivo de estimar a familiaridade do professor com os temas centrais da Matemática do Ensino Médio. A avaliação final será formada pelos trabalhos de casa mais um teste escrito, que visará determinar a medida em que o professor aproveitou a oportunidade que teve de observar as idéias expostas pelos instrutores.

      Todas as atividades são desenvolvidas no IMPA.

  3. Equipe

    A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:

    • Augusto César Morgado
    • Eduardo Wagner
    • Elon Lages Lima (coordenador)
    • Paulo Cezar Pinto Carvalho
    • Maria Celano Maia (secretária executiva)
    • Priscilla Fernades Pomateli (secretária)

    Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.

  4. Inscrição

  5. Programas Anteriores