Janeiro de 1998

Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 12 a 16 de janeiro de 1998.

  1. Preliminares

    Este projeto visa oferecer treinamento para professores de Matemática do Ensino Médio. O projeto dá prosseguimento ao bem sucedido programa, empreendido pelo mesmo grupo, realizado desde o início do convênio CAPES-FAPERJ, e que treinou mais de 300 professores nos assuntos relativos às três séries do Ensino Médio.

    O raio de abrangência do programa anterior, no entanto, ultrapassa, em muito, os limites dos professores diretamente treinados. Conforme previsto no projeto, dele resultou uma nova série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, os quais se vêm juntar aos títulos já publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores secundários de Matemática

    A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou de outro projeto empreendido pelo mesmo grupo, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

    Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volume 1, volume 2 e volume 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

    A distribuição do primeiro volume da série teve início em janeiro de 1997 e despertou acentuado interesse em todo o país. A primeira edição, de 2000 exemplares, esgotou-se em seis meses. O estado do Ceará, por exemplo, adquiriu 750 exemplares para distribuição a todos os professores de sua rede. Os programas Pró-Ciências do Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás utilizam esse mesmo livro.

    No presente projeto, nos propomos a oferecer uma versão mais condensada do mesmo programa de treinamento anterior, Serão utilizados os livros anteriormente produzidos e será produzido mais um livro, contendo a resolução resumida dos exercícios propostos nos 3 volumes, além de sugestões adicionais de atividades.

  2. Detalhamento do programa
    • Organização do Curso

      O programa consta de dois módulos, abrangendo todo o currículo de Matemática do 2o Grau. O primeiro módulo cobrirá os assuntos referentes à 1o série e tópicos selecionados das demais séries. A ênfase maior na 1o série se justifica pela importância dos assuntos e pelo quanto essa série pode representar na atitude do estudante em relação à Matemática. Em cada módulo, as primeiras atividades ocorrem durante os recessos escolares.

    • Material de treinamento
      Cada professor participante recebe os seguintes materiais:

      1. Livros da Série Matemática do Ensino Médio
        Conforme exposto acima, esses livros fornecem uma referência para o professor para os assuntos usualmente ensinados nas três séries do Ensino Médio.

      2. Livros didáticos usualmente adotados no 2º Grau
        Exemplares de livros comumente adotados no 2º grau estarão disponíveis para referência e desenvolvimento de discussões em grupo.

      3. Soluções e novas atividades
        Os professores participantes receberão a versão preliminar do livro a ser preparado contendo sugestões e soluções para os exercícios. O livro conterá, ainda, novas sugestões de atividades, incluindo atividades simples com computadores.

    • Desenvolvimento do treinamento

      O grupo a ser treinado terá 130 professores. A aplicação de cada um dos dois módulos é feita ao longo de um semestre do ano, segundo o cronograma abaixo:

      1o Módulo: de janeiro a junho
      2o Módulo: de julho a novembro

      O início de cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Ao final da semana de trabalho, cada grupo de professores recebe uma tarefa, envolvendo resolução de problemas e elaboração de materiais didáticos adicionais.

      Em três meses subseqüentes ao início de cada módulo (agosto, setembro e outubro para o 1o e 3o módulos; março, abril e maio para o 2o) são realizadas reuniões de acompanhamento de um dia, num fim de semana de cada mês, para discussão crítica dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos.

      Conforme estabelecido pelo Edital, os professores serão avaliados no início e no fim de cada módulo. As avaliações procurarão medir a evolução do conhecimento e da atitude dos professores em relação aos assuntos estudados. A avaliação do início constará de um teste geral com o objetivo de estimar a familiaridade do professor com os temas centrais da Matemática do Ensino Médio. A avaliação final será formada pelos trabalhos de casa mais um teste escrito, que visará determinar a medida em que o professor aproveitou a oportunidade que teve de observar as idéias expostas pelos instrutores.

      Todas as atividades são desenvolvidas no IMPA.

  3. Aderência aos termos do Edital

    O programa de treinamento aqui proposto cumpre plenamente as determinações expostas no documento divulgado pela FAPERJ, em conformidade com os objetivos do convênio firmado com a CAPES, do qual resulta o financiamento dessas atividades. De resto, não poderia deixar de ser assim pois seu coordenador foi um dos idealizadores do projeto VITAE, do qual a ação da CAPES é um prolongamento.

    A equipe responsável, além do conhecimento que resulta de sua própria atuação cotidiana, acumulou, durante quatro anos consecutivos do programa IMPA-VITAE, uma grande experiência e amplos contatos com os profissionais que atuam no magistério do segundo grau em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Desta maneira, estão assegurados os elementos básicos que permitirão ao programa obter uma abrangência suficientemente ampla, de modo a atender às necessidades das diferentes regiões do Estadoî, conforme estipula o documento da FAPERJ.

    Além disso, a publicação dos textos de orientação pedagógica, juntamente com os já existentes da Coleção do Professor de Matemática da SBM, permite a muitos professores que não participaram do programa também usufruírem dos seus benefícios, além de assegurar aos próprios participantes uma fonte permanente de referência para dirimir dificuldades e esclarecer questões que ocorram em seu dia-a-dia. Esses textos contribuem, portanto, para dar ao programa um caráter de permanência, conforme aconselha a FAPERJ.

    Quanto ao poder multiplicador do programa, ele resulta do conhecimento por parte da equipe responsável, a partir das 192 horas de contato com os professores, daqueles professores participantes que apresentam as qualidades necessárias para se constituírem em multiplicadores. A existência dos livros acima mencionados garante que os princípios básicos do conhecimento matemático e de sua transmissão sejam divulgados sem grandes distorções ou desvios em cursos semelhantes a serem oferecidos em diferentes cidades ou mesmo em vários subúrbios do Rio de Janeiro. (Projetos com esse objetivo serão preparados pela equipe após o término do último módulo do presente projeto.)

  4. Equipe

    A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:

    • Augusto César Morgado
    • Eduardo Wagner
    • Elon Lages Lima (coordenador)
    • Paulo Cezar Pinto Carvalho
    • Maria Celano Maia (secretária executiva)
    • Priscilla Fernades Pomateli (secretária)

    Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação do programa IMPA-VITAE nos anos 91, 92, 93 e 94. Outros professores poderão ser convidados para proferirem palestras ou desenvolver outras atividades ligadas ao projeto.

  5. Inscrição

    Informações sobre inscrição:  

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