Perspectivas da juventude matemática brasileira: uma mesa redonda voltada aos professores e gestores de graduação e pós-graduação em matemática no país

 
Qualquer pessoa envolvida no mundo acadêmico já se fez o seguinte questionamento: como podemos ser melhores educadores? Esta pergunta tão simples abre a porta para diversas reflexões, mas por trás dela está uma das tarefas básicas da nossa sociedade, que é a de preparar as gerações seguintes.

Com este tema como centro, teremos um painel de jovens para conduzir uma discussão em torno de ideias interessantes que poderiam ser implementadas pelos colegas professores no futuro. Os tópicos centrais a serem discutido serão:

– Como preparar os alunos para a realidade da pós-graduação e o mercado de trabalho;
– A estrutura dos programas de pós-graduação;
– Saúde mental dentro do mundo acadêmico.

Para pautar tal discussão serão apresentados dados coletados pelos membros do painel através de uma enquete, e será aberto um espaço para relatos anônimos (de experiências positivas e negativas) do Brasil inteiro, além do tradicional espaço para perguntas de uma mesa redonda, que será especialmente voltada para professores mais experientes e gestores de graduação e pós-graduação.

 
Esta mesa é organizada em parceria com a SBM e o INCTMat
Coordenação: Rodrigo Bissacot (USP)