Navegar

11/06/2024

OBMEP premia 650 estudantes e Lula com medalhas de ouro

Foto: Ricardo Stuckert

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) premiou nesta terça-feira (11) 650 estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro da 18ª edição, realizada em 2023. O evento no Rio de Janeiro contou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Criador da OBMEP, como presidente, em 2005, Lula se emocionou ao receber uma homenagem especial do IMPA: a medalha honorária da olimpíada, junto com a primeira-dama, Janja. “Eu sou o brasileiro que mais tem títulos Honoris Causa, mesmo não tendo um diploma de curso superior. E, de todos os títulos que já recebi, esta medalha honorária das Olimpíadas de Matemática, que recebi junto com a Janja significa muito para mim.”

Em seu discurso, o presidente destacou o crescimento e o sucesso da Olimpíada, que reúne anualmente mais de 18 milhões de participantes. “Quero que todos tenham as mesmas chances de disputar oportunidades para vermos quem é quem na história desse país. O sucesso da OBMEP foi tão extraordinário, que tivemos na primeira edição 10 milhões de participantes, na segunda 14 milhões e chegamos a 18 milhões de alunos: 99,9% das prefeituras aderiram à Olimpíada de Matemática. A OBMEP está em mais de 56 mil escolas. É um sucesso extraordinário”, disse o presidente.

Para o ministro Camilo Santana, a Olimpíada “tem ajudado a melhorar a qualidade da educação básica deste país e a integração entre as escolas”. “Quase 19 milhões de jovens participam da OBMEP. Não é um evento de competição, mas de integração com a ciência e com a tecnologia”. 

Parceiro do IMPA na criação do IMPA Tech, graduação inaugurada em abril no Porto Maravalley, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, contou a história do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, com a OBMEP. “A força do testemunho mais forte que tudo. Ferreirinha chegou à secretaria por um motivo muito simples: as medalhas que ele tem no peito. Ele vem de São Gonçalo, na periferia do Rio, estudou em escola pública e através da olimpíada de matemática, criada pelo Lula, conquistou vaga na Universidade Harvard (EUA) e virou secretário de educação da maior rede pública da América Latina. Vocês podem tudo o que quiserem”.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou o reencontro da premiação da OBMEP com o Rio de Janeiro e com a presidência da República. “É a primeira vez desde 2015 com a participação do presidente da República neste momento tão especial, em que o Brasil celebra os seus jovens mais talentosos. É uma enorme honra que o presidente Lula nos concede e pela qual manifesto a gratidão do IMPA e da OBMEP. O evento marca também, após um intervalo de seis anos, o regresso da cerimônia à Cidade Maravilhosa, graças a uma parceria com a prefeitura.’’

Lula assinou o decreto que institui o programa “Mais Ciência na Escola”. “O programa vai fortalecer a cultura científica dentro das escolas, vai disseminar o letramento digital e implementar laboratório maker e bolsas para professores e alunos”, disse Luciana Santos.

Premiação

Animados, os medalhistas de ouro subiram ao palco representando seus estados para receber a tão sonhada medalha. A solenidade premiou os 650 mais bem colocados na 18ª edição da Olimpíada, com 55,3 mil escolas de 99,8% dos municípios brasileiros. Os premiados podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 mensais do CNPq para alunos de escolas públicas. A primeira turma de graduação do IMPA Tech marcou presença no evento, com nove medalhistas de ouro da 18ª edição da OBMEP. 

Meninas Olímpicas e Multimedalhistas

Outro momento de destaque foi a entrega do “Troféu Meninas Olímpicas” para Luisa Batista Mesquita (DF), Maria Clara Fontes Silva (SE), Sara Miyuka Abe (SP) e Isabela Ruthner Dorn (CE). Desde 2017, o IMPA concede a distinção às alunas com melhor desempenho em cada nível da OBMEP. Também foram chamados ao palco 14 multimedalhistas da OBMEP – premiados na competição quatro, cinco ou seis vezes com a medalha de ouro.


Sobre a OBMEP

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.