Navegar

26 de fevereiro de 2019, 19:02h

Visgraf apresenta experimento baseado em Shakespeare 

O que acontece se você unir o que há de mais inovador em mídia interativa com uma obra dos idos de 1600? Pesquisador responsável pelo Visgraf, Laboratório de Computação Gráfica do IMPA, Luiz Velho buscou as respostas ao longo do último ano, com “The Tempest”. O experimento baseado na obra homônima de William Shakespeare integra teatro e cinema, formas tradicionais de entretenimento, com realidade virtual e tecnologia de jogos.

Nesta quarta-feira (26), Velho compartilhará as respostas em dois eventos abertos ao público, no IMPA. Às 13h30, no auditório 3, ele dedica o seminário de computação gráfica ao tema. Além de apresentar a VR Kino+Theather, que junta meios tradicionais e a avançada realidade virtual, ele exibirá “The Tempest” (“A Tempestade”, título dado em português às encenações da peça), produzido como uma prova de conceito da plataforma. 

Leia também: Dissertação cria nova técnica na área de dinâmica de fluidos
E o Oscar vai para…. Quem responde é a Matemática
Trimedalhista da OBMEP garante ingresso na Unicamp

Na versão da peça “The Tempest” feita pelo Visgraf, que desde 1989 estuda modelos matemáticos e computacionais para aplicação em novas mídias, atores, com equipamentos de realidade virtual e de captura de movimento, contracenam em cenários até tridimensionais. Segundo Velho, o experimento aponta para o futuro da mídia. Traz novos papéis para produtores, atores e participantes. 

Às 18h, no auditório, convidados poderão experimentar, na prática, o que diz Velho. Em “VR Tour: After the Tempest”, será possível participar de uma experiência imersiva na peça de Shakespeare, usando óculos de realidade virtual.  A visita será mapeada em computação gráfica e projetada, ao vivo, no auditório, onde os demais participantes estarão acompanhando a apresentação. 

A exibição é gratuita e aberta ao público, mas o espaço está sujeito à lotação. A apresentação será transmitida ao vivo no canal do IMPA no YouTube.

Leia também: Brasil ganha sete medalhas em olimpíada universitária
Programa de Verão é tema de reportagem na TV Escola
‘Para Mulheres na Ciência’ anuncia as vencedoras de 2019