Navegar

4 de janeiro de 2019, 10:55h

Versão em português do Youcubed estimula a Matemática

Formar e incentivar professores são a missão do Youcubed – Matemática Aberta, Visual e Criativa, plataforma digital desenvolvida pela matemática inglesa Jo Boaler com o objetivo de promover a reforma da educação matemática. A boa notícia é que o Youcubed, que conta com mais de 30 milhões de acessos em todo o mundo, acaba de ser lançado em português graças ao Instituto Sidarta e à Fundação Itaú Social.

A plataforma disponibiliza conteúdo gratuito — atividades, jogos, aplicativos e videoaulas — de estímulo à Matemática criativa. As peças foram desenvolvidas pela Universidade Stanford (EUA) com base no livro “Mentalidades Matemáticas”, de Boaler.

Leia também: Matemática no Brasil em 2018: veja as 5 principais notícias
Marcelo Viana participa das posses no MEC e no MCTIC
Matemática perde Bourgain, Swinnerton-Dyer e Stein

A proposta é que o aprendizado da matéria, de modo prático e acessível, resulte em um maior engajamento e no melhor aproveitamento pelos alunos. Para isso, o Youcubed oferece aos professores acesso a pesquisas e métodos recentes de ensino.

Os criadores da plataforma defendem que tornar a Matemática criativa pode reaproximar os alunos de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e reduzir as repetências e disparidades na disciplina, além de estimular os professores. Assim, os estudantes, independentemente da raça e do gênero, poderão melhorar o desempenho na Matemática.

Os resultados do Youcubed impressionam. Acessado em cerca de 140 países, já impactou 230 mil alunos e melhorou em 50% o desempenho deles em provas e exames de Matemática. Também é responsável pelo aumento significativo do engajamento dos jovens com a disciplina, melhorando as médias de notas também em ciência, língua inglesa e literatura.

Quem é Jo Boaler?
Boaler é professora de Educação Matemática na Universidade Stanford e diretora acadêmica do Youcubed. Autora do primeiro Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de ensino e aprendizado de Matemática, ela foi premiada com excelência pela Fundação Marie Curie (França).

Além de ter atuado como professora de Matemática em escolas secundárias londrinas e pesquisadora na King’s College (Londres), também é autora de nove livros, incluindo o best-seller “Mentalidades Matemáticas – estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador”.

Leia também: Calendários regulam a vida da humanidade há milênios
Medalha na OBMEP ou OBM pode valer vaga na Unicamp
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada